Inserção social do IFRS - Campus Erechim por meio das suas ações de extensão

  • Meroli Saccardo dos Santos Instituto Federal Farroupilha
  • Rógis Juarez Bernardy Universidade do Oeste de Santa Catarina
Palavras-chave: Extensão. Sociedade. Dimensões acadêmicas.

Resumo

A pesquisa versa sobre as ações de extensão desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim (RS) e cadastrados no SIGProj de 2010 a 2015, com o objetivo de analisá-las a partir de seu posicionamento junto à sociedade e sua interação com as demais dimensões acadêmicas. Insere-se em uma abordagem descritiva com enfoque de pesquisa qualitativa e a estratégia de pesquisa, se enquadra como estudo de caso único, com base no Campus Erechim do IFRS. Observou-se que as ações de extensão, mesmo que implicitamente, desenvolvem-se dentro de um o modelo mercantilista de extensão, dando pouca evidencia a projetos de atendimento as demandas sociais, valorização cultural, troca de saberes entre a instituição e comunidade e articulação com o ensino e a pesquisa.

Biografia do Autor

Meroli Saccardo dos Santos, Instituto Federal Farroupilha
Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); Pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ); Graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Planalto (FAPLAN). Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Uruguaiana, na àrea de Administração.
Rógis Juarez Bernardy, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2016 - 2017); Doutorado em Engenharia Civil - Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001 - 2005); Mestrado em Engenharia Civil, Cadastro Técnico Multifinalitário, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999 - 2000); Pós-graduação em Docência e Ensino Superior, Faculdade Exponencial; graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e membro do atual corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração. Desenvolve estudos na Linha de Pesquisa Sustentabilidade em Organizações e realiza consultorias para Prefeituras Municipais e para a Foz do Chapecó Energia S.A, CLWP Brasil Participações Ltda, ENGIE BRASIL e consultor do Banco Mundial. 

Referências

BRASIL. Decreto-lei 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre o ensino superior no Brasil. Brasília. 1931. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em:5 maio 2018.

BRASIL.Decreto-Lei n. 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em:5 maio 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 19 maio 2018.

FORPROEX - ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 1987, Brasília. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília, 198. p.11-18.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 13.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária:para quê? [São Paulo]: Instituto Paulo Freire, 2017.

GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, 1995.

JEZINE, Edineide Mesquita. A crise da Universidade e o compromisso social da extensão universitária. João Pessoa: Ed. UFPB, 2006.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 10, n. esp, p. 37-45, 2007.

NOGUEIRA, M. D. P. Avaliação da extensão universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/ UFMG, 2013.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010..

SANTOS, Boaventura de Souza. A Universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 320p.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
SANTOS, M. S. DOS; BERNARDY, R. J. Inserção social do IFRS - Campus Erechim por meio das suas ações de extensão. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 60-78, 30 ago. 2019.