Extensão, Pesquisa e Currículo: a trajetória da Libras na universidade Federal do Mato Grosso

Palavras-chave: Política educacional. Extensão universitária. Língua Brasileira de Sinais.

Resumo

Este estudo analisa o processo de implementação da Língua Brasileira de Sinais, Libras, na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), iniciando pela oferta mediante cursos de extensão universitária, passando pela realização de projeto de pesquisa com interface em extensão, e depois se consolidando como disciplina no currículo de cursos de licenciatura e bacharelado. O objetivo do estudo foi investigar o processo histórico pelo qual se deu a implantação da Libras nessa instituição de educação superior para conhecer os avanços e identificar as limitações nessa modalidade de educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura, a análise da legislação, o estudo de documentos internos da universidade e a coleta de dados mediante entrevistas. Os dados coletados indicam que o ingresso da Libras no âmbito da UFMT se deu a partir de duas frentes: um interna, por demandas identificadas pelos docentes; outra externa na medida em que a legislação passou a estabelecer a obrigatoriedade da disciplina nos currículos das licenciaturas. Como conclusão são identificados aspectos que, ao limitarem o ensino/aprendizagem dessa língua, influenciam para uma inclusão parcial dos deficientes auditivos. Como alternativa a esse diagnóstico, o estudo defende a relevância das atividades de extensão como alternativa e como processo indissociável do ensino e pesquisa para a melhoria da formação na educação superior.

Biografia do Autor

Lucio Jose Dutra Lord, Universidade do Estado do Mato Grosso
Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Sociólogo e Advogado. Professor Adjunto em Sociologia na Universidade do Estado do Mato Grosso. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Docente do Mestrado Acadêmico em Letras na linha de estudos linguísticos.
Sergio Pereira Maiolini, Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade do Estado de Mato Grosso
Professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso, aluno mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, linha de pesquisa em estudos linguísticos.

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Publicado
2019-12-30
Como Citar
LORD, L. J. D.; MAIOLINI, S. P. Extensão, Pesquisa e Currículo: a trajetória da Libras na universidade Federal do Mato Grosso. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 50-61, 30 dez. 2019.