Plantando sorrisos – MOMENTO VI - inclusão de autistas da APAE (Bauru – SP) na restauração ambiental

  • Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira Universidade do Sagrado Coração
  • Rafaela Cabestré Universidade do Sagrado Coração
  • Vitor Paciello Yamashita Universidade do Sagrado Coração
  • Ana Carla Vieira Ottoni Universidade do Sagrado Coração
  • Anderson Sartori Universidade do Sagrado Coração
  • Beatriz Antoniassi Universidade do Sagrado Coração
Palavras-chave: Autismo. Educação Ambiental. Integração Social. Restauração Ambiental. Extensão Universitária., extensão, autismo

Resumo

Projeto de extensão Plantando Sorrisos foi criado e idealizado por professores do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA). Tem como proposta inicial envolver as questões sociais com as ambientais, através de uma conscientização da sociedade em relação a um grupo desfavorecido e a preservação ambiental. Esse projeto foi organizado por um grupo de docentes e estudantes da Universidade do Sagrado Coração (USC) e do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada, envolvendo quarenta e cinco crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na APAE (Bauru, SP). Durante o evento foi realizado o plantio de cem mudas arbóreas revitalizando a área de jardins da associação e durante o plantio ocorreu a interação dos TEA com os estudantes, caracterizando o projeto como extensionista e de caráter social. O legado deste trabalho será refletido diariamente na vida desses alunos TEA, incumbidos de colaborarem na manutenção de um novo espaço arborizado, e futuramente, usufruírem de uma gama de frutas no interior da sua escola.

Referências

APAE. Conheça a APAE Bauru. Disponível em: <https://www.apaebauru.org.br/index.php> Acesso em 23 ago. 2019.

CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Um Estudo de Caso Comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa. v. 28, n. 3, p. 315-324, 2012.

CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Revisão Crítica da Literatura. Psicologia & Sociedade. v. 21, n. 1, p. 65-74, 2009.

CARA, A. L.; GIMENEZ, B. B. O.; PAIVA, G. A. Briófitas como bioindicadoras da qualidade do ar na vegetação do Jardim Botânico municipal de Bauru-SP. UNISANTA Bioscience, v. 7, n. 2, p. 143-152, 2018.

CECCHINI, A. et al. Mobility Policies and Extra-Small Projects for Improving Mobility of People with Autism Spectrum Disorder. Sustainability. v.10, n.9, p. 1-14, 2018.

CHICON, J.F. et al. Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 41, n.2, p. 169-175, 2019.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ministério da Educação- Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012.

GAUDION, K.; MCGINLEY, C. Green Spaces - Outdoor Environments for Adults with Autism. British Library. 2012.

GEA, B.; YAMASHITA, V.; ANTONIASSI, B.; SIQUEIRA, M. Plantando sorrisos – Momento V: Não as drogas e sim a vida, uma prática ambiental e social com internos do esquadrão da vida Bauru – SP. Revista Caminho Aberto. 2019. No prelo

GONÇALVES, F. L. A.; SILVA, F. F.; CHAER, G. M.; RESENDE, A. S. de. Uso de papelão de caixa de pizza no coroamento de mudas para restauração florestal. Embrapa Agrobiologia. 2017.

LIMA, S. M.; LAPLANE, A. L. F. Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 22, n. 2, p. 269-284, 2016.

OLHER, I.; ANTONIASSI, B.; SIQUEIRA, M. Plantando Sorrisos - Momento IV: Uma prática ambiental e social com as Amigas do Peito de Bauru/SP. Revista Experiencia. No prelo.

OLIVEIRA, R. E. e ENGEL, V. L. Indicadores de monitoramento da restauração na Floresta Atlântica e atributos para ecossistemas restaurados. Scientia Plena. v. 13, n. 12, p.1-13, 2017.

SANCHEZ, J.; SILVERIO, G.; ANTONIASSI, B.; SIQUEIRA, M. V. B. M. Plantando Sorrisos – Momento II: Sensibilização Ambiental com Grupos da Terceira Idade, em Bauru, São Paulo, Brasil. Revista Expressa Extensão, v.24, n.3, 104-111. 2019.

SILVERIO, G. H.; CARLOS, J. S.; ANTONIASSI, B.; SIQUEIRA, M. V. B. M. Plantando Sorrisos - Momento I: uma prática ambiental e social com alunos da APAE de Bauru, SP. Revista Ciência em Extensão. 2019. No prelo.

Society for Ecological Restoration (SER). Restoration Ecology Journal. Disponível em: < https://www.ser.org/page/RestorationEcology>. Acesso em 17 ago. 2019.

TAMACHUNAS, V. C. T.; FRANZOLIN, A. B.; TAVARES, B. A.; SIQUEIRA, M. V. B. M. Plantando Sorrisos – Momento III: uma Prática Ambiental e Social com o Centro de Progressão Penitenciária III, de Bauru/SP. Revista Ciência em Extensão. v. 14, n.3,170-180, 2018.

TEIXEIRA C.; TORALES, M. A. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista. v.4, n. 3, p. 127-144, 2014.

Publicado
2020-04-29
Como Citar
SIQUEIRA, M. V. B. M.; CABESTRÉ, R.; YAMASHITA, V. P.; OTTONI, A. C. V.; SARTORI, A.; ANTONIASSI, B. Plantando sorrisos – MOMENTO VI - inclusão de autistas da APAE (Bauru – SP) na restauração ambiental. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 5-12, 29 abr. 2020.