Educação em museus, criações e práticas em dois museus universitários da UFPel

  • Carla Rodrigues Gastaud Universidade Federal de Pelotas
  • Carolina Gomes Nogueira Universidade Federal de Pelotas
  • Danilo Amparo Rangel Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Museus universitários. Educação em museus., extensão, museus

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a criação e a prática de duas ações educativas para dois museus universitários, com tipologias diferentes, sendo eles o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e o Museu do Doce. Neste sentido, discutem-se as interfaces de um processo criativo desenvolvido com o intuito de ser uma atividade educativa para museus, portanto fez-se necessário refletir sobre teorias acerca da educação museal. Como metodologia utilizou-se a revisão bibliográfica, entrevistas com os agentes das instituições participantes, práticas de experimentação e debates em sala de aula. Ambos os projetos foram realizados em sua totalidade, envolvendo cerca de oitenta jovens de diferentes instituições. Possibilitando assim uma ampliação da atuação dos museus envolvidos, bem como o diálogo com públicos muitas vezes distantes destes.

Biografia do Autor

Carla Rodrigues Gastaud, Universidade Federal de Pelotas
Professora associada do Curso de Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas.
Carolina Gomes Nogueira, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas. Museóloga egressa da mesma universidade.
Danilo Amparo Rangel, Universidade Federal de Pelotas
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Museólogo egresso da mesma universidade.

Referências

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
GASTAUD, C. R.; NOGUEIRA, C. G.; RANGEL, D. A. Educação em museus, criações e práticas em dois museus universitários da UFPel. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 344-357, 30 ago. 2020.