O projeto de extensão “vozes da história” se reinventa com o podcast “vozes na pandemia”
Resumo
A partir de meados de março de 2020, a quarentena decorrente da pandemia de COVID-19 inviabilizou diversas atividades acadêmicas, comprometendo a continuidade dos trabalhos em curso. Num cenário nada propício ao ensino, à pesquisa e à extensão, alguns projetos conseguiram se adaptar buscando formas criativas de adequação às condições de trabalho impostas pelo distanciamento social. Um destes é o projeto de extensão “Vozes da História – contar, ouvir, refletir”, desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) por uma equipe de docentes e discentes dos cursos de licenciatura em História e em Letras. Durante a quarentena, como forma de dar continuidade ao funcionamento do projeto, foi criado o podcast “Vozes na Pandemia”, que publicou trinta episódios entre maio e agosto de 2020. Este texto apresenta um relatório parcial do trabalho com ênfase no processo de criação do podcast, no que se refere à sua concepção e ao processo de produção, destacando-se a realização das entrevistas, a edição e a publicação dos episódios.Downloads
Referências
ABPod. Podpesquisa, 2008, 2018 e 2019. Disponível em: http://abpod.com.br/podpesquisa/. Acesso em: 09 set. 2020.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. “A comunicação humana”. In: FIORIN, J. L. (Org.). Introdução à linguística. Objetos teóricos. 6 ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/gustavonishida/disciplinas/lingua-e-comunicacao/BARROS-%20D.%20P.%20A%20comunicacao%20humana.pdf/view. Acesso em: 10 set. 2020
DUARTE, Jorge. “Entrevista em profundidade”. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 62-83.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. A comunicação/educação Freireana na Podosfera Brasileira. Comunicações, Piracicaba, v. 23, n. 2, p. 29-52, maio/ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p29-52. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/issue/view/181. Acesso em: 10 set. 2020.
______. Podcast: Breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, p. 55-70, jul/dez. 2017. Disponível em: https:///doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55. Acesso em: 09 set. 2020.
______. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias, [s. l.], 6 (1), p. 35-51, Jul. 2013a. Disponível em: http://eft.educom.pt. Acesso em: 09 set. 2020.
______. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013b. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14448/1/PodcastEduca%C3%A7%C3%A3oBrasileira_Freire_2013.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1971.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 22.ed. Tradução de Izidoro Blikstein; José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, Manaus/AM, 2012. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/planoextensao.html. Acesso em: 03 set. 2020.
SHANNON, C. F.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: The University of Illinois Press, 1949.
UCHÔA, José Mauro Souza. Revisitando o conceito de podcast educacional como gênero do discurso. Revista Anthesis, [s. l.], v. 7, n. 13, p. 83-99, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/issue/view/149. Acesso em: 09 set. 2020.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.