#ENGLISHFORALL: ação extensionista de ensino de língua inglesa na Paraíba em formato remoto

Palavras-chave: Extensão. Língua Inglesa. Ensino Remoto., extensão

Resumo

Este ensaio objetiva apresentar e discutir determinados elementos do projeto de extensão #Englishforall, desenvolvido de forma remota, no âmbito do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e, prioritária e majoritariamente, com a comunidade local. Dado o contexto singular de isolamento social imposto, vislumbrou-se uma oportunidade ímpar para consolidar interações que fomentem o uso da língua inglesa e que contribuam para suprir as carências das comunidades interna e externa. Para o desenvolvimento dessas atividades e para essa finalidade de estudo, inscrevemo-nos nos estudos da interface Análise do Discurso (AD), por meio do viés bakhtiniano da linguagem, e Linguística Aplicada (LA) trans/indisciplinar e transgressiva, por entendermos que tal escopo teórico nos possibilita um diálogo singular, polifônico e responsivo perante o tema “extensão”. Adicionalmente, dialogamos com Rodrigues (2013) para subsidiar a essencialidade da extensão universitária. Ainda que existam limites e fronteiras para o ensino de línguas, independentemente do contexto em que ele ocorre, e ainda que não possamos mensurar categoricamente os efeitos do projeto sobre os participantes, entendemos que, ao propiciar condições para que haja uma integração para além das fronteiras do ambiente de ensino interno, estamos, ao mesmo tempo, (i) servindo a interesses populares, (ii) possibilitando a integração de comunidades ao mundo globalizado ao qual estamos inseridos, em função da universalidade do idioma em questão, e (iii) propiciando um diálogo produtivo e necessário entre a escola e a comunidade local. Pensar em práticas integradoras de ensino nos dias atuais é uma forma de atenuar as desigualdades e ampliar o acesso ao conhecimento. Por meio das ações descritas, esperamos contribuir para estimular novas ações e projetos que deem continuidade à temática proposta pelo volume 26 da revista Expressa Extensão: o exercício das possibilidades de diferentes formas de diálogo e presença por meio de experiências extensionistas em período de pandemia. 

Biografia do Autor

Marcela Henrique de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia
Professora Substituta de Língua Inglesa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Santa Rita. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU). Licenciada em Letras com Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa e Bacharel em Tradução pela Universidade Federal de Uberlândia. 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; apresentação de Beth Brait; organização e notas da edição russa de Serguei Botcharov e Liudmila Gogotichvíli. São Paulo: Editora 34, 2013.

BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012, v. 1.

RODRIGUES et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. In: Cadernos de graduação: ciências humanas e sociais. Aracaju. n.16. p. 141-148, 2013, v. 1.

SIGNORINI, I. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto da pesquisa em Lingüística Aplicada. In: SIGNORINI, I. e CAVALCANTI, M. C. (Orgs.) Lingüística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998. p. 89-98.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
FREITAS, M. H. DE. #ENGLISHFORALL: ação extensionista de ensino de língua inglesa na Paraíba em formato remoto. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 419-428, 29 dez. 2020.