EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS NO PROJETO CULTURAL “MENTE, CORPO E ARTE: O IMPACTO DA SAÚDE NO DESENVOLVIMENTO CRIATIVO”

  • Agnes Cruvinel Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0003-0612-9553
  • Agnes Cruvinel Universidade Federal da Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0003-0612-9553
  • Renata Tabalipa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Betânia Francisca dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gustavo Henrique Ridão Curty Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jonatha Wruck Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Saúde mental. Medicina narrativa. Arte. Pandemia. Cultura.

Resumo

As habilidades comunicativas são fundamentais para a formação em saúde pautada na humanização do cuidado. Nesse sentido, a inclusão das artes no ensino da prática em saúde visa contribuir, junto à medicina narrativa, para a formação humanista e ética, apresentando como principal contribuição a oportunidade do exercício da empatia e da escuta ativa. Além disso, estudos têm demonstrado diversos benefícios da arte para o ensino em saúde, como o desenvolvimento do senso crítico e habilidades comunicativas, inerentes à boa prática profissional. Tendo em vista as mudanças promovidas pela pandemia de Covid-19, tecnologias da informação e comunicação estão sendo utilizadas para dar continuidade às atividades de extensão. Este relato expõe o processo de desenvolvimento de um projeto cultural cujo público-alvo foi composto por estudantes de diversos cursos das áreas de saúde e humanas, e cujo principal objetivo consistiu em proporcionar a esses estudantes, a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicação remota, a reflexão a respeito das relações entre cultura, arte,  saúde e comunicação, bem como promover a inclusão às plataformas virtuais de ensino-aprendizagem, bastante difundidas no contexto de pandemia vivenciado globalmente.

Biografia do Autor

Agnes Cruvinel, Universidade Federal da Fronteira Sul
Professor Doutor, Curso de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Agnes Cruvinel, Universidade Federal da Fronteira Sul
Professora do Curso de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC.
Renata Tabalipa, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmica do Curso de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC
Betânia Francisca dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmica do Curso de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC
Gustavo Henrique Ridão Curty, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmico do Curso de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC
Jonatha Wruck, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmico do Curso de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC

Referências

BUCKLEY, Peter J. Vincent Van Gogh (1853–1890): Experiencing Madness. American Journal of Psychiatry, v. 174, n. 7, p. 626-627, 2017.

BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: revista de saúde coletiva, v. 17, p. 77-93, 2007.

CHARON, Rita. Narrative medicine: Honoring the stories of illness. Oxford University Press, 2006.

FERNANDES, Isabel. Leituras holísticas: de Tchékhov à medicina narrativa. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 71-82, 2015.

FIORETTI, Chiara et al. Research studies on patients' illness experience using the narrative medicine approach: a systematic review. BMJ open, v. 6, n. 7, 2016.

HOMERO. Ilíada. Trad. Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2005.

KOSOVSKI, Gisele Falbo. Psicanálise e arte: uma articulação a partir da não relação em Louise Bourgeois: o retorno do desejo proibido. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 19, n. 3, p. 441-455, 2016.

MAIROT, Lúcia Trindade da Silva et al. As Artes na Educação Médica: Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 4, p. 54-64, 2019.

MÁRQUEZ, Gabriel García. O amor nos tempos do cólera. Trad. de Antônio Callado. Rio de Janeiro: Record, 2009.

MUNEEB, Aeman et al. The art of healing through narrative medicine in clinical practice: A reflection. The Permanente Journal, v. 21, 2017.

THOMAZONI, Andresa Ribeiro; FONSECA, Tania Mara Galli. Encontros possíveis entre arte, loucura e criação. Mental, v. 9, n. 17, p. 605-620, 2011.

TRAJANO, Valéria da Silva et al. Ciência, arte e cultura na saúde. Revista Educação, Artes e Inclusão. v. 14, n. 2, p. 134-151, 2018.

RIOS, Izabel Cristina. Humanidades e medicina: razão e sensibilidade na formação médica. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 1725-1732, jun. 2010.

ZAHARIAS, George. What is narrative-based medicine? Narrative-based medicine 1. Canadian Family Physician, v. 64, n. 3, p. 176-180, 2018.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
CRUVINEL, A.; CRUVINEL, A.; TABALIPA, R.; DOS SANTOS, B. F.; RIDÃO CURTY, G. H.; WRUCK, J. EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS NO PROJETO CULTURAL “MENTE, CORPO E ARTE: O IMPACTO DA SAÚDE NO DESENVOLVIMENTO CRIATIVO”. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 438-446, 29 dez. 2020.