VISÕES DO RURAL: UMA EXPOSIÇÃO VIRTUAL COMO PRÁTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Guilherme Rodrigues de Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Tomaz do Amaral Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Alves Trajano Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Menasche Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: curricularização da extensão, antropologia rural, relações campo-cidade, pandemia de Covid-19, produção imagética.

Resumo

Este artigo busca refletir a respeito de experiência de curricularização da extensão, ocorrida a partir da disciplina Antropologia Rural, oferecida em modalidade de ensino remoto, durante o primeiro semestre de 2021, pelo Curso de Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, em parceria com a Escola Família Agrícola da Região Sul – EFASUL. Em tempos de pandemia, a ação extensionista promoveu oficinas sobre técnicas de produção de imagem e vídeo, junto a discentes da EFASUL e da UFPel. O trabalho resultou na elaboração conjunta de uma exposição imagética referente a visões do rural, sediada no site do Museu Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense.

Biografia do Autor

Guilherme Rodrigues de Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas
Bacharel e mestre em Antropologia. Atualmente realizando o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt/UFPel) e formando em Gastronomia na Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alimentação, Consumo e Cultura - GEPAC.
Renata Tomaz do Amaral Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Cientista social e mestra em Desenvolvimento rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente cursa o Doutorado em Desenvolvimento rural, na mesma Universidade. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC), vinculado à UFRGS e à UFPEL.
Janice Alves Trajano, Universidade Federal de Pelotas
Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura — GEPAC.
Renata Menasche, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Antropologia Social. Professora do Curso de Bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel), professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC - https://www.ufrgs.br/gepac/).

Referências

BOURDIEU, Pierre. O camponês e seu corpo. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 26, p. 83-92, 2006.

BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de Dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação-PNE 2014-2024 e dá outras providências. 2018.

RODRIGUES, Mariana Grivot; RIBEIRO, Renata Tomaz do Amaral; MENASCHE, Renata. Monitoria e processo de aprendizagem na disciplina de Antropologia Rural. In: VII Congresso de Ensino de Graduação – 7ª Semana Integrada UFPel, 2021.

HEREDIA, Beatriz Maria Alásia de. A morada da vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

ITURRA, Raul. A reprodução no celibato. In: A religião como teoria da reprodução social; ensaios de antropologia social sobre religião, pecado, celibato e casamento. Lisboa: Escher, 1991.

MICHELON, Francisca Ferreira et al. Guia de Integralização da Extensão nos Currículos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.

MOLET, Claudia Daiane Garcia. O litoral negro do Rio Grande do Sul. In: Parentescos, solidariedades e práticas culturais: estratégias de manutenção de um campesinato negro no Litoral Negro do Rio Grande do Sul (do século XIX ao tempo presente). Tese de doutorado em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

PAULILO, Maria Ignez S. O peso do trabalho leve. Ciência Hoje, v. 5, n. 28, p. 64-70, 1987.

WOORTMANN, Ellen F. Práticas eco-agrícolas tradicionais: ontem e hoje. Retratos de Assentamento, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 15-32, 2011.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
RODRIGUES, G. R. DE; RIBEIRO, R. T. DO A.; TRAJANO, J. A.; MENASCHE, R. VISÕES DO RURAL: UMA EXPOSIÇÃO VIRTUAL COMO PRÁTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 201-208, 28 abr. 2022.
Seção
Relatórios