EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REDUZINDO A INVISIBILIDADE - MUSEU AFRO-BRASIL-SUL COMPARTILHANDO MEMÓRIAS, CONHECIMENTOS E PATRIMÔNIOS

  • Rosemar Gomes Lemos Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0003-3711-3554
  • Nikole Mackedanz Nikole de Campos Leite Universidade Federal de Pelotas
  • Renan Gomes Lemos Universidade Federal De Pelotas
  • Jocelem Mariza Soares Fernandes Universidade Federal de Pelotas
  • Tassiele Viebrantz Cassuriaga Universidade Federal De Pelotas
  • Rita de Cássia dos Reis Viebrantz Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Museologia, antirracismo, tecnologia, memória, museu virtual.

Resumo

Museu é uma ponte entre tempos, espaços, indivíduos, culturas, grupos sociais e arte onde as exigências e possibilidades da presença dentro deste espaço depende de fatores externos de disputa simbólicas e de poder. Mudar este cenário é parte da luta do povo negro e o Museu Afro-Brasil-Sul – MABSul surge da inquietação de uma parcela da população negra do Sul do Brasil, sobre a representatividade do negro nos espaços dos Museus.  Como há uma cultura de que este não tem história para ser preservada e apresentada, uma miríade de profissionais reuniu-se na busca de dados, pessoas, fatos, histórias que comprovem a luta, a resistência e a preservação do negro na região comumente designada como o Brasil Meridional, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para alcançar seus objetivos o MABSul fez uso de recursos tecnológicos, aliando-se à Museologia, para juntos fazerem uma reflexão acerca dos conceitos museológicos na luta antirracista em busca de uma sociedade menos desigual, implantando uma plataforma virtual, usando como estratégia as redes sociais para apresentar ao povo negro uma nova história sobre velhos fatos. Este relatório apresenta a forma como profissionais elaboraram, instrumentalizam e dispuseram a plataforma no site da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPel) com o uso do plugin Tainacan, uma plataforma de repositório digital que armazena dados coletados na pesquisa empírica.  O MABSul faz uso das redes sociais com a intenção de chegar nos lugares mais remotos deste país e assim mudar realidades através da educação antirracista. O resultado deste trabalho no combate ao racismo, é envolvente, pois apresenta dados positivos de como a internet, uma rede de conexões globais, pode ser uma aliada na preservação das memórias negras, agora valorizadas no espaço do museu virtual.

Biografia do Autor

Rosemar Gomes Lemos, Universidade Federal de Pelotas
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais /UFPel. Lotada no Centro de Artes, é membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado da Pós-graduação em Artes. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas - Brasil. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ? NEABI desde 2020. Chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade/CID/UFPEL entre 2017 e 2019. Leciona as disciplinas de Geometria Descritiva e Desenho Técnico; Construções Geométricas; Arte e Cultura Afro-brasileira; Arte, Cultura e Diversidade; Faz parte do Comitê Científico da Revista VOX MUSEI Arte e Patrimônio, vinculada a Universidade Federal do Piauí, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT ; É líder do Grupo de Pesquisa CNPQ - Design, Escola e Arte - DEA - Desvendando  patrimônios, construindo conhecimento e fazendo arte CA/UFPEL. PhD na área de Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT (2015), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1988), professora graduada em ESQUEMA 1 pela Universidade Católica de Pelotas (1995), Mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e PhD na área de novos materiais pela Universidade de Aveiro - Portugal (2005). As áreas de atuação em pesquisa referem-se aos seguintes temas: ações afirmativas; patrimônio histórico material e imaterial, cultura indígena e afro-brasileira, formação de professores de Artes; educação ambiental, recursos didáticos interdisciplinares e gráfica computacional.
Nikole Mackedanz Nikole de Campos Leite, Universidade Federal de Pelotas
Bacharelando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Renan Gomes Lemos, Universidade Federal De Pelotas
Licenciando em Letras (Português/Espanhol) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Jocelem Mariza Soares Fernandes, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Ciências Sociais, Bacharel em Ciências Sociais, Especialista em Sociedade, Política e Desenvolvimento Regional, Licenciada em Sociologia
Tassiele Viebrantz Cassuriaga, Universidade Federal De Pelotas
graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (2019), graduanda em Antropologia, UFPel
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz, Universidade Federal de Pelotas
graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2019); acadêmica do curso de Bacharel em Antropologia (UFPel) e pós graduanda em Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada a EJA, IFRN. Atua como Professora Tutora do IFSULDEMINAS (cursos FIC) e pesquisadora no Projeto MABSul - Museu Afro-Brasil-Sul, UFPel

Referências

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Publicado
2022-04-28
Como Citar
LEMOS, R. G.; NIKOLE DE CAMPOS LEITE, N. M.; LEMOS, R. G.; FERNANDES, J. M. S.; CASSURIAGA, T. V.; VIEBRANTZ, R. DE C. DOS R. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REDUZINDO A INVISIBILIDADE - MUSEU AFRO-BRASIL-SUL COMPARTILHANDO MEMÓRIAS, CONHECIMENTOS E PATRIMÔNIOS. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 209-224, 28 abr. 2022.
Seção
Relatórios