REFLEXÕES SOBRE UM PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO AGROECOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PELOTAS, RS

  • Isadora Leite Escosteguy Universidade Federal de Pelotas
  • Jaqueline Sgarbi Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Novo da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Danielle Farias da Silveira Universidade Federal de Pelotas
  • Flavio Sacco dos Anjos Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Agroecologia, Projeto de Extensão, Agroindústria Familiar Rural

Resumo

A produção agroecológica tem uma grande importância social e econômica na região de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Para além da produção de matéria prima, algumas famílias de agricultores estão elaborando produtos processados, a exemplo dos sucos e bebidas. Contudo, ao processar sua produção, as famílias de agricultores estão sujeitas ao arcabouço legal que rege a produção de alimentos processados no Brasil. Nesse sentido a execução do Projeto Ações estruturantes para agregação de valor em propriedades de transição agroecológica, propiciou o apoio a essas famílias no sentido de facilitar a compreensão dos aspectos legais, buscando fornecer informações para a legalização dos empreendimentos, do mesmo modo de que possibilitou aos bolsistas envolvidos espaços de construção de conhecimento que aliaram aspectos teóricos com vivências práticas relacionadas à produção agroecológica.

Biografia do Autor

Isadora Leite Escosteguy, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda do Curso de Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista PROBEC no ano de 2015, no âmbito do Projeto de Extensão: “Ações estruturantes para agregação de valor em propriedades de transição agroecológica” – vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA), da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – e integrante da equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR).
Jaqueline Sgarbi Santos, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Agronomia, Bolsista de PDJ;CNpq, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR).
Fernanda Novo da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Agronomia, Bolsista de Pós-doutoramento PNPD/CAPES, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR). 
Danielle Farias da Silveira, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA), da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – e integrante da equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR).
Flavio Sacco dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas
Doutor em Sociologia Rural, Professor do Departamento de Ciências Sociais Agrárias da Universidade Federal de Pelotas, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR).

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. 2. ed. Rio de Janeiro: PTA- FASE, 1989.

BUCHWEITZ, S.; MENEZES, P. O tempo compartilhado: 25 anos do CAPA. Porto Alegre: Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, 2003.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.1, n.1, 2000, p.16-37.

CASALINHO, H. D.; MARTINS, S. R; WIZNIEWSKY, J. G. Os agricultores da Arpasul: experiências em busca de um novo paradigma. Em pauta: Revista Brasileira de Agroecologia, v. 2, n. 1, 2007, p. 57-58.

CENTRO ECOLÓGICO - AGROSOCIOBIODIVERSIDADE: Agroindústria familiar de base ecológica, 2014. Apostila com orientações para agroindústrias familiares. Disponível em: http://www.centroecologico.org.br/cartilhas/Agrosociobio_final_web.pdf. Acesso em: 03 mar. 2016.

FINATTO, R. A.; CORRÊA, W. A. Organização da agricultura familiar de base agroecológica em Pelotas/RS.Em Pauta: Campo-Território. Revista de Geografia Agrária, Uberlândia, v. 6, n. 11, p. 280-311, 2011.

FINATTO, R. A.; SALAMONI, G. Agricultura familiar e agroecologia: perfil da produção de base agroecológica do município de Pelotas/RS. Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 199-217, 2008.

GLIESSMANN, S. R. Agroecologia:processos ecológicos em agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.

MIOR, L.C. Agricultores familiares, Agroindústrias e território: A dinâmica das redes de desenvolvimento rural no Oeste Catarinense. 2003. 316f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2003.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o - 1 6 , D E 2 3 D E J U N H O D E 2 0 1 5 . D i s p o n í v e l e m : <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=286090>. Acesso em: 30 jun. 2015.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. INSTRUÇÃO NORMATIVA No - 17, DE 23 DE JUNHO DE 2015. Disponível em: < https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=286098>. Acesso em: 30 jun. 2015.

SGARBI SANTOS, J. Agroindústria familiar rural no Alto Uruguai do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de comercialização. 2006. 124f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2006.

Publicado
2016-06-16
Como Citar
ESCOSTEGUY, I. L.; SANTOS, J. S.; DA SILVA, F. N.; DA SILVEIRA, D. F.; DOS ANJOS, F. S. REFLEXÕES SOBRE UM PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO AGROECOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PELOTAS, RS. Expressa Extensão, v. 20, n. 2, p. 71-86, 16 jun. 2016.