ARTE CONTEMPORÂNEA, PINTURA, FOTOGRAFIA, PERFORMANCE, ESCULTURA, VÍDEO, DANÇA, GÊNERO

Paralelo 31

Paralelo 31, revista digital do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, apresenta-se como uma publicação científica especializada  na área de Artes Visuais de acesso publico e gratuito.  Propõe um foco ampliado de abordagem neste campo, buscando favorecer o debate cultural acerca da produção artística no contexto contemporâneo e o ensino da arte em consonância com a diversidade atual desta produção.

Paralelo 31, a digital journal of the Postgraduate Program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas, Pelotas, RS, Brazil, is a specialized scientific publication in the area of Visual Art with free public access. It proposes an extended approach to research in the field of art, seeking to promote cultural debate about contemporary art production and art education in consonance with the current diversity of this production.


 

Notícias

 

Chamada para publicação - Convocatoria de publicación: 2023/01

 

Chamada para publicação - vigésima edição da Revista Paralelo 31 - 2023/01

a Paralelo 31 abre convocatória em temática livre para a sua vigésima edição, a ser publicada em junho de 2023, o prazo para a submissão de artigos, ensaios, ensaios visuais, relatos de experiência, resenhas e entrevistas encerra em 30 de abril de 2023.


Convocatoria de publicación - vigésimo número de la Revista Paralelo 31 - 2023/01 

Paralelo 31 abre una convocatoria de temática libre para su vigésima edición, a publicarse en junio de 2023, el plazo para enviar artículos, ensayos, ensayos visuales, relatos de experiencia, reseñas y entrevistas cierra el 30 de abril de 2023.



 
Publicado: 2023-01-10
 

AVISO: Novo Qualis CAPES da revista - B2

 

Com muita satisfação informamos que - conforme a nova listagem do Qualis CAPES referente ao Quadriênio 2017-2020 - a revista Paralelo 31 (ISSN: 2358-2529) agora é Qualis B2. 

 A avaliação diz respeito às áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design; Artes; Educação; História; Interdisciplinar; e Linguística e Literatura, e reconhece um trabalho de difusão científica e artística que vem sendo compartilhado com a comunidade acadêmica desde 2013, quando foi lançada a primeira edição da revista.  

A atual Comissão Editorial agradece a todas as pessoas que fizeram parte da história da revista e, especialmente, àquelas que em algum momento atuaram para a consolidação das, até então, dezoito edições publicadas! Uma revista acadêmica só existe com o trabalho de muitas pessoas! 

#Arquitetura #Urbanismo #Design #Artes #Educação #História #Interdisciplinar #Linguística #Letras


 
Publicado: 2023-01-06 Mais...
 

LANÇAMENTO DE EDIÇÃO PARALELO 31 /PPGArtes/UFPel: Edição 18 LANÇAMENTO Dossiê ARTES E CONVÍVIO

 

NOVO LINK acesse a transmissão:  https://youtu.be/RS6NhTODrDs

 

 
Publicado: 2022-12-13 Mais...
 

AVISO: Lançamento do dossiê - ARTES E CONVÍVIO: OS PROCESSOS E OS SABERES NO CONTEMPORÂNEO

 

Dia 14 de dezembro de 2022, às 18h30min, acontecerá a live de lançamento do dossiê "Artes e convívio: os processos e os saberes no contemporâneo" -  publicado na edição 18 da Revista Paralelo 31 (UFPel) - que contará com a presença de suas organizadoras: Andréia Machado Oliveira (PPGART/UFSM); Eduarda Gonçalves (PPGAVI/UFPel) e Deisimer Gorczevski (PPGArtes/UFC).

O Dossiê Artes e Convívio reúne em suas páginas os encontros, as conversas, as viagens, as pesquisas teóricas e poéticas que envolvem estar e trabalhar junto com o outro, ou seja, investigar outros modos de estar juntos nas/pelas/com artes. O traçado de uma cartografia de processos e saberes que mobilizam a participação e a colaboração de diferentes maneiras, com o objetivo de instaurar um espaço dialógico entre diferentes contextos e manifestações culturais, abrindo espaços para falas que problematizam o lugar das artes na produção de outros modos de conviver na contemporaneidade.


 
Publicado: 2022-12-12 Mais...
 

AVISO: Edição 18 Dossiê ARTES E CONVÍVIO

 

É com muito prazer que apresentamos a edição 18 da revista Paralelo 31 que vai ter seu lançamento oficial em breve. Este é nosso maior número, desde a criação da revista, com 17 artigos e 544 páginas. Agradecemos às organizadoras do Dossiê Artes e Convívio -  as professoras-doutoras Andréia Machado Oliveira (UFSM), Duda Gonçalves (UFPel)  e Deisimer Gorczevski (UFC) - cujo trabalho de pesquisa manifesta o espirito de como viver junto. 

OBS. Todos os artigos desta edição estão com DOI, entretanto, devido à atualização da versão mais nova do sistema da revista neste Portal, os DOIs serão adicionados quando efetuada a migração.


 
Publicado: 2022-06-15
 

AVISO: CONVOCATORIO PARA SUBMISSÕES EDIÇÃO 19 PARALELO 31

 

SUBMISSÕES ABERTAS para a edição 19 da revista Paralelo 31:

Lembramos que a revista recebe submissões de artigos inéditos em fluxo contínua. Atualmente, não temos um tema específico para os artigos da edição 19.  

Recebemos também, em fluxo contínua, propostas de ensaio visual, resenhas criticas de exposições e livros, bem como traduções (versão em português de artigos previamente publicados em sua língua original). 

Aceitamos submissões para a edição 19 até 20 de maio de 2022.

 

Notamos que os autores de artigos devem ter doutorado e mestrandos podem enviar propostas de artigo junto com seus orientadores. 

 

Observação: Aceitamos também artigos inéditos em sua língua original. Não é necessário traduzir artigos inéditos que estão em espanhol para português! Publicamos textos críticos originais em portugues e espanhol.  

 
Publicado: 2022-03-25
 

AVISO: Edição 17 Paralelo 31 Dossiê WebNário PPGAVI CONVIDA.

 
Convidamos sua apreciação de nossa edição 17 da revista PARALELO 31, com o Dossiê WebNário PPGAVI CONVIDA.

 

 
Publicado: 2022-03-25
 

AVISO: Edição 16 Paralelo 31

 

 

Visita nossas edições anteriores!

 

 
Publicado: 2022-01-01
 

AVISO: Convocatório: DIVERSIDADES/ADVERSIDADES NAS ARTES prorrogação 10 junho 2021

 

 

CHAMADA ABERTA:

 

SUBMISSSÃO DIRETA NO PORTAL DA UFPEL/PARALELO 31-  revista do Programa de Pós-Graduação em Artes -Mestrado. HTTPS://PERIODICOS.UFPEL.EDU.BR/OJS2/INDEX.PHP/PARALELO/INFORMATION/AUTHORS

Convocatório: submissão até 31 maio 2021>>>prorrogada até 10 de junho 

  

Diversidades/Adversidades nas Artes

 

Chamada aberta aos artigos sobre processos criativos em poéticas visuais, processos educativos de ensino das artes e ações da crítica da arte na contemporaneidade em torno do tema Diversidades / Adversidades nas Artes. 

A noção de diversidades foi um ponto de partida, interpretada de forma aberta e no plural, para se indagar sobre algumas  características das artes, as quais se aproximam das de outras áreas de pesquisa em muitos respeitos; entretanto, me parece que as artes têm uma qualidade muito diferente das outras áreas em termos dos modos, meios e táticas usados para se diversificarem, brotando uma pletora de possibilidades, variedades e variações nos modos de fazer e reinventar a si mesmas.

Inicialmente, este processo de transformação foi lento, ao longo da história mas, mais recentemente, surge uma grande quantidade de alterações e descobertas desde os anos sessenta/pós-segunda guerra. É tão singular, como as artes parecem estar num processo de constantemente expandir seu(s) campo(s) de atuação  e multiplicar os modos de experimentar e propor formas poéticas. Este processo emergente dos devires das artes, radicais ou sutis, também sugere processos simultâneos da superação de adversidades.     

O tema subdivide a pluralidade de sentidos do termo diversidades: por exemplo, poderia pensar a riqueza de variação das artes, no sentido de suas fusões, conjuntos e amálgamas de meios, técnicas e materiais mistos, suas misturas, as táticas contemporâneas de colagem e assemblagem, seus entremeios, suas intermídias, suas formas híbridas e mestiçagens [e se ainda se for possível, podemos repensar o termo datado ‘contaminações’] nas artes da contemporaneidade.

A palavra “diversidades” me levou a pensar sobre as artes e sua capacidade de potencializar encontros  e transbordamentos das áreas de conhecimento, talvez, sua indisciplinariedade. Quantas propostas são possíveis entre as artes visuais e a dança, vídeo, fotografia e performance, entre a poesia verbal e visual, o design e o teatro, a música, as artes sonoras e suas paisagens, e as  linguagens digitais, objetuais, dialógicas e corporais, bem como entre as artes e ciência, biologia, e assim por diante?  

As combinações infindáveis das propostas poéticas e do ensino das artes também englobam a transversalidade e os deslocamentos do/da artista e de sua vontade de explorar e recombinar muitas áreas de conhecimento, ou talvez, para o artista, tais áreas 'distintas' sempre foi uma potência de seu campo sem fronteiras (ao menos na visão de um/uma sonhador/a).

Por outro lado, a diversidade nas artes também possa ser relacionada às pessoas.  Por exemplo, artistas e educadores de países diferentes trabalham juntos.  E se o/a autor/a queira pensar na palavra, no singular, "a diversidade" das pessoas nas artes, talvez seja um momento para apropriar-se deste espaço para criticar a noção em si, termo ainda em uso hoje, que serve aqui como isca para provocar debate.  

Ao pensar neste tema de diversidades -  cheguei a outras palavras pertinentes, talvez mais adequadas, como -variedades, diferenças, divergências – e considerei também: 

Qual é a potência daquilo que difere que produz a diferença? 

Quais condições produzem as diferenças nas artes? 

capacidade incomum das artes constituírem um meio complexo onde as pessoas e os grupos operam seus modos singulares de ver a  arte e a vida, questionando aspectos da contemporaneidade, da sociedade e as possibilidades das artes em si me parece parte da resposta.

Pois, dessa variabilidade, dessa capacidade de produzir diferenças e divergencias somadas à possibilidade de coexistirem muitos olhares - de artistas-professores-teóricos -  emergem as ferramentas de empoderamento, mudança e gestos de ampliar os contextos de atuação do/da artista e apagar limites.

Ao explorar as possibilidades deste tema, não podia pensar em suas diversidades sem considerar as experiências de adversidade que artistas-pesquisadores-educadores enfrentam na atualidade, não somente em relação à pandemia, mas talvez esta ruptura do fluxo cotidiano (e de sua suposta normalidade) foi o que tornou mais visíveis as adversidades que enfrentamos em nossa área e no cotidiano, ao viver, fazer e ensinar as artes.   

      As diversidades/ adversidades acompanham os contextos das artes. Se a diferença é a semente que espalha, a potência e desejo para ampliar os espaços de atuação, a adversidade se revela como tensão oposta.  Evocamos as palavras do artista brasileiro Hélio Fervenza e seu livro o + é deserto (São Paulo: Escrituras, 2003, p. 49) que reflete sobre o  'deserto' como ‘espaço de adversidade’; e este espaço me parece familiar, quando o artista-pesquisador escreve em sua prosa:

 

 vivemos em espaços de grande adversidade

onde são produzidos vazios a todo instante.

Vazios econômicos, por exemplo. Mas também

vazios produzidos por excessos como o vazio

provocado pela acumulação de imagens [...]

no meio dessa adversidade, entretanto,

pode surgir algo. Impulsionado pelo

não-sentido da situação 

 

 

 - As editoras, Paralelo 31-revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas

 

paralelo31@ufpel.edu.br

ACESSE: HTTPS://PERIODICOS.UFPEL.EDU.BR/OJS2/INDEX.PHP/PARALELO/INFORMATION/AUTHORS

 

 

 
Publicado: 2021-03-23
 

AVISO: CONVITE PARA ASSISTIR O LANCAMENTO GRAVADO - "MAKING OF DOSSIÊ DELEUZE" - FOI DIA 3 de maio 2021

 

As editoras têm o prazer de apresentar:

LANÇAMENTO DO DOSSIÊ DELEUZE: Modos de Usar  da edição 15 da PARALELO 31 - revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFPel, que ocorreu no dia 3 de maio de 2021. 

O evento está disponível no canal de YouTube CONEXÂO ARTE do Centro de Artes da UFPel 

https://www.youtube.com/watch?v=lhEEgic3Cdg&t=1804s

O Dossiê Deleuze  foi organizado pelos professores Édio Raniere da UFPel e  Eduardo Pacheco da UERGS.

QUANDO?: aconteceu às 19h00min, dia 3 de maio de 2021

ONDE?: A versão gravada do evento está no canal de YouTube CONEXÃO ARTE do Centro de Artes da UFPel, acesse: 

https://www.youtube.com/watch?v=lhEEgic3Cdg

ou

https://www.youtube.com/watch?v=lhEEgic3Cdg&t=1804s

 Ver nosso teaser em: https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/2021/04/30/edicao-15-da-revista-paralelo-31-ppgavi-ufpel/

 

 
Publicado: 2021-03-02
 
Outras notícias...

PARALELO 31 - ED. 18 - junho 2022


Capa da revista