Gusta me mucho
enunciados des/reterritorializados e a concepção de língua
Palavras-chave:
Enunciado des/reterritorializado, Paradigma monolíngue, Concepção de língua
Resumo
Neste artigo, tem-se por objetivo introduzir o conceito de enunciado des/reterritorializado, pautando-se tanto no conceito foucaultiano de enunciado quanto na acepção deleuze-guattariana de des/reterritorialização. Por meio da análise do enunciado gusta me mucho, encontrado na placa de publicidade de um estabelecimento comercial, aborda-se como o referido enunciado pode suscitar uma concepção de língua edificada na multiplicidade de territorialidades pelas quais transitamos, desestabilizando aquelas consideradas contíguas pelo paradigma monolíngue, as quais têm feito ressoar sua rigidez e sua fixidez em nossa compreensão sobre práticas linguísticas.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Zolin Vesz, F. (2019). Gusta me mucho: enunciados des/reterritorializados e a concepção de língua. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 217-228. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15278
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).