Gêneros textuais no ensino fundamental: um desafio para professores em formação

  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Gênero textual/discursivo, sequência didática, ensino

Resumo

O presente trabalho se propõe a relatar e analisar uma experiência de formação continuada, fundamentada em sequência didática com gêneros textuais, para professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, no Município de João Pessoa-PB. O projeto teve como embasamento a Teoria Enunciativo-Discursiva de Bakhtin (2000) e as orientações teóricas do grupo de Genebra (Bronckart (1999), Schneuwly (1994, 1997), Schneuwly e Dolz (2001, 2004). A experiência foi realizada durante todo o ano de 2008, atendendo a aproximadamente 150 professores da rede municipal, assistidos por 10 professores da UFPB, UEPB e CEFET-PB. O trabalho foi operacionalizado por meio de formação teórica, elaboração e análise de recursos didáticos como planos de aula e sequências didáticas por cada professor e sua devida aplicação em sala de aula. Neste trabalho, relatamos uma análise da experiência realizada, sobretudo das principais dificuldades apresentadas pelos professores em formação no trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva adotada, utilizando como corpus os relatórios de acompanhamento dos professores formadores.

Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba
É doutor em Letras (área de Linguística e Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da UFPB e Bolsista em Produtividade e Pesquisa do CNPq. Vem desenvolvendo investigações nas áresa de Semântica Argumentativa e de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, ao Secretariado e à Comunicação Social. Publicou o livro “Jogando com as vozes do outro: argumentação na notícia jornalística” e está participando projetos de formação de professores de Língua Portuguesa de escolas públicas dos municípios de João Pessoa-PB e do Vale do Mamanguape-PB.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Nascimento, E. P. do. (2019). Gêneros textuais no ensino fundamental: um desafio para professores em formação. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 13-35. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15353