Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna

  • Ângela Francine Fuza Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Concepções de linguagem, ensino e aprendizagem de língua materna, interação

Resumo

A linguagem é concebida de maneira diferente a cada momento social e histórico, o que ratifica seu caráter dinâmico no meio social. Sendo assim, ao considerar os paradigmas existentes em cada momento ideológico, é possível demarcá-los como: Subjetivismo Idealista, Objetivismo Abstrato e a concepção dialógica de linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin. Desse modo, este artigo apresenta uma reflexão teórica, destacando os postulados a respeito das concepções de linguagem, demonstrando as concepções de leitura a elas atreladas, juntamente com atividades de livros didáticos que envolvem o trabalho com o ensino da língua materna. Essa reflexão, fruto de discussões do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM-CNPq – www.escrita.uem.br), evidencia que os paradigmas coexistem no contexto de estudos da linguagem e se inter-relacionam.

Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE
Ângela Francine Fuza é doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Letras pala Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participa do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq - www.escrita.uem.br); e dos  Projetosde Pesquisa "Manifestações de constituição de escrita na formação docente" e "Práticas de avaliação de leitura e a formação do leitorno ensino fundamental: uma investigação em escola do Noroeste do Paraná". É Docente das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale).
Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará - UFPA
Márcia Cristina Greco Ohuschi é doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Letras pala Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participa dos Grupos de Pesquisa “Interação e Escrita” (UEM-CNPq - www.escrita.uem.br); “Diversidade Linguística e ensino de língua na Amazônia Paraense” (UFPA - CNPq) e coordena o Projeto de Pesquisa “Diagnóstico do trabalho com os gêneros discursivos na escola” (UFPA). É Docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará - Campus Universitáriode Castanhal.
Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Renilson José Menegassi é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR, é mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Suas pesquisas envolvem o trabalho com leitura e escrita na formação do professor de línguas. É líder do Grupo de Pesquisa “Interação e escrita” (UEM/CNPq – www.escrita.uem.br).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Francine Fuza, Ângela, Cristina Greco Ohuschi, M., & José Menegassi, R. (2019). Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 479-501. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15401