Referenciação e orientação argumentativa em uma matéria jornalística

  • Vidomar Silva Filho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rosângela Hammes Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Referenciação, expressões nominais definidas, objeto-de-discurso

Resumo

Este trabalho examina as expressões nominais definidas usadas para (re)construir o objeto‑de-discurso Plínio de Arruda Sampaio em uma matéria jornalística. Objetiva-se analisar como as expressões nominais definidas, ao recategorizar o objeto‑de‑discurso, contribuem para a construção de sua orientação argumentativa. Inicialmente, breve revisão teórica busca distinguir a perspectiva da referenciação da noção clássica de referência e relacionar referenciação e orientação argumentativa. Depois, levantam-se no texto as expressões nominais definidas utilizadas para (re)construir o objeto-de-discurso considerado. Analisam-se, então, essas expressões, considerando a orientação axiológica dos elementos adjetivos ligados aos núcleos nominais e os próprios núcleos, e investiga-se como o uso dessas expressões contribui para realização do projeto‑de-dizer do autor. Por fim, discutem-se possíveis intencionalidades do autor na construção do objeto-de-discurso. As expressões nominais definidas contribuem para a construção de Sampaio como um velho com postura irreverente e agressiva, incoerente, inconsistente e pouco confiável.

Biografia do Autor

Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Rosângela Hammes Rodrigues é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP e professora da graduação e pós-graduação da UFSC. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada. Entre seus interesses de pesquisa destacam-se: ensino e aprendizagem de língua materna, formação de professores, gêneros do discurso, estudos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e do grupo de pesquisa NELA (Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada). É editora da revista Working Papers em Linguística (UFSC) e membro do conselho editorial de várias revistas, dentre as quais Linguagem & Ensino (UCPEL).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Silva Filho, V., & Hammes Rodrigues, R. (2019). Referenciação e orientação argumentativa em uma matéria jornalística. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 503-528. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15402