O título e sua função estratégica na articulação do texto
Palavras-chave:
Ensino, Leitura, Sumarização, Texto, Título
Resumo
O título deve ser uma síntese precisa do texto, tendo uma função estratégica na articulação textual. Promover a habilidade de dar títulos adequados a textos é uma estratégia que auxilia na formação do leitor. Dessa forma, este artigo apresenta um experimento realizado com alunos do ensino médio, cuja tarefa era atribuir títulos a textos de outros autores a partir da sumarização de informações semânticas. Tendo por suportes teóricos os pressupostos da Psicolingüística, da Lingüística Textual e da Lingüística Aplicada, o experimento foi realizado em quatro etapas com a intenção de proporcionar aos alunos habilidades metacognitivas para o desenvolvimento intelectual em todas as áreas que requerem a interpretação textual a partir do resumo de informações. Os resultados do trabalho permitiram a elaboração de um quadro de critérios próprios para a avaliação de títulos produzidos em situação de ensino. Esses critérios orientam de forma objetiva a construção de títulos, além de permitir ao aluno uma melhor sumarização dos textos com os quais trabalha, possibilitando uma melhor compreensão e, até mesmo, uma interpretação do material de leitura.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
José Menegassi, R., & Izabel Afonso Chaves, M. (2019). O título e sua função estratégica na articulação do texto. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 27-44. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15510
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).