O título e sua função estratégica na articulação do texto
Palavras-chave:
Ensino, Leitura, Sumarização, Texto, Título
Resumo
O título deve ser uma síntese precisa do texto, tendo uma função estratégica na articulação textual. Promover a habilidade de dar títulos adequados a textos é uma estratégia que auxilia na formação do leitor. Dessa forma, este artigo apresenta um experimento realizado com alunos do ensino médio, cuja tarefa era atribuir títulos a textos de outros autores a partir da sumarização de informações semânticas. Tendo por suportes teóricos os pressupostos da Psicolingüística, da Lingüística Textual e da Lingüística Aplicada, o experimento foi realizado em quatro etapas com a intenção de proporcionar aos alunos habilidades metacognitivas para o desenvolvimento intelectual em todas as áreas que requerem a interpretação textual a partir do resumo de informações. Os resultados do trabalho permitiram a elaboração de um quadro de critérios próprios para a avaliação de títulos produzidos em situação de ensino. Esses critérios orientam de forma objetiva a construção de títulos, além de permitir ao aluno uma melhor sumarização dos textos com os quais trabalha, possibilitando uma melhor compreensão e, até mesmo, uma interpretação do material de leitura.Downloads
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Publicado
2019-03-14
Como Citar
José Menegassi, R., & Izabel Afonso Chaves, M. (2019). O título e sua função estratégica na articulação do texto. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 27-44. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15510
Seção
Artigos
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