O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula

  • Luiz Antônio Marcuschi Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Hipertexto, Leitura, Escrita

Resumo

Partindo da idéia de que o computador mudou nossa maneira de ler e escrever, o autor faz algumas reflexões sobre o hipertexto como um novo espaço de escrita. O hipertexto, pela sua natureza nãoseqüencial e não-linear, afeta não só a maneira como lemos, possibilitando múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir, mas também afeta o modo como escrevemos, proporcionando a distribuição da inteligência e cognição. De um lado, diminui a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo; do outro, faz com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa. O poder e a autoridade ficam distribuídos pelas imensas redes digitais, facilitando a construção social do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Antônio Marcuschi, L. (2019). O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Revista Linguagem & Ensino, 4(1), 79-111. https://doi.org/10.15210/rle.v4i1.15529