Etnografia e ensino de línguas estrangeiras: uma análise exploratória de seu estado-da-arte no Brasil

  • Adail Sebastião Rodrigues Jr Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: pesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira, etnografia como lógica de investigação, pesquisa qualitativa

Resumo

Este artigo exploratório tem por objetivo analisar de que maneira a etnografia como lógica de investigação (Green, Dixon e Zaharlick, 2005) tem sido adotada tanto como um procedimento orientador quanto aplicado em pesquisas de Inglês como Língua Estrangeira no Brasil. O corpus é composto por trinta e sete resumos de dissertações de mestrado disponíveis no Banco de Teses on-line da CAPES (Coordenação de Amparo à Pesquisa e Ensino Superior). Os descritores ensino de línguas, etnografia, etnográfico e etnográfica foram escolhidos com o intuito de selecionar os resumos que de algum modo estivessem relacionados a etnografia e ensino de línguas, tanto como uma lógica de investigação, ou como ferramenta de coleta e análise de dados. Os resultados sugerem que a etnografia tem sido mais usada como um instrumento de análise do que como uma lógica de investigação, fato que aponta para a necessidade de a pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira levar em consideração desenhos metodológicos mais focados e transparentes no campo da Pesquisa Qualitativa.

Biografia do Autor

Adail Sebastião Rodrigues Jr, Universidade Federal de Ouro Preto
É doutor em Lingüística Aplicada pela UFMG e professor adjunto I de Língua Inglesa da UFOP, onde desenvolve pesquisa na área dos Estudos da Tradução e na Formação Continuada de professores de línguas das redes municipal e estadual da região dos Inconfidentes. Além disso, desenvolve pesquisa sobre Etnografia e Educação no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG e sobre narrativas de aprendizagem de línguas no projeto AMFALE (Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da UFMG. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior e capítulos de livros publicados em editoras nacionais.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rodrigues Jr, A. S. (2019). Etnografia e ensino de línguas estrangeiras: uma análise exploratória de seu estado-da-arte no Brasil. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 527-552. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15668