Quebrando as convenções do ensaio na aula de expressão escrita: poesia narrativa – uma análise textual de resposta, significado e forma

  • Candace Mitchell University of Massachusetts, Boston
Palavras-chave: ensino de produção escrita em língua estrangeira, análise narrativa, respostas à escrita acadêmica, escrita criativa vs. escrita acadêmica

Resumo

Este artigo analisa, em primeiro lugar, as diferentes respostas de três pessoas ao lerem a versão inicial de um mesmo trabalho apresentado em uma aula de produção escrita para alunos universitários de Inglês como Segunda Língua. A análise enfatiza as diferentes maneiras em que um texto pode ser lido e como essas “leituras” são motivadas ideologicamente. O primeiro leitor lê o texto da perspectiva de um prescritivista, o segundo lê buscando o significado, embora seja desviado por presunções errôneas em termos de estrutura do texto, e o terceiro lê o texto pelo que é: um poema. A autora apresenta a seguir uma detalhada análise temática e lingüística do mesmo texto e, nesse processo, quebra noções pré-concebidas sobre como o significado é transmitido, a coesão é mantida, e osentido se dá pela experiência, nesse caso, quando o aluno é solicitado a escrever algo autobiográfico. A análise detalhada ilumina a complexidade inerente a um texto que, em determinado contexto, poderia receber pouca ou nenhuma atenção que não fosse para solicitar uma re-escrita. Ao final, o artigo levanta questões sobre os limites impostos pelo letramento em escrita acadêmica a alguns dos alunos mais potencialmente criativos.

Biografia do Autor

Candace Mitchell, University of Massachusetts, Boston
PHD, é professora associada do Departamento de Linguistica Aplicada da Universidade de Massachusetts, em Boston, na qual coordena o Curso de Licenciatura (Formação de Professores) e leciona as disciplinas de Letramento e Cultura, Análise do Discurso, Ensino de Inglês como Segunda Língua: Teorias e Princípios, e Perspectivas Interculturais. Foi editora do Journal of Education, da Universidade de Boston, e co-editora, com Kathleen Weiler, de Rewriting Literacy. Seus trabalhos mais recentes são Writing and Power: A Critical Introduction to Composition Studies (Boulder, CO: Paradigm Publishers, 2004) e Literacy and Justice for All (no prelo).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Mitchell, C. (2019). Quebrando as convenções do ensaio na aula de expressão escrita: poesia narrativa – uma análise textual de resposta, significado e forma. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 531-558. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15722