La oralidad en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera: algunas reflexiones
Palavras-chave:
Oralidade em espanhol, Oralidade em língua estrangeira, Dificuldades em espanhol, Ensino e aprendizagem de espanhol
Resumo
Neste estudo nos centraremos em alguns fatores que favorecem ou interferem no desenvolvimento da expressão oral espontânea dos estudantes brasileiros de espanhol. Para isto, partimos de um breve panorama histórico sobre alguns dos métodos mais consagrados para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras com o propósito de revisar o papel da língua oral em cada um deles. Com esse mesmo objetivo, na seqüência delineamos algumas considerações sobre a Competência Comunicativa e sobre o Enfoque Comunicativo de forma a poder sintetizar a importância dos estudos relacionados a Análise de Erros e Interlíngua no que se refere à expressão oral.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Fernández, G. E., & Maciel, A. S. (2019). La oralidad en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera: algunas reflexiones. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 415-433. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15726
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).