A CIDADE DE PELOTAS (RS) E AS SUAS EPIDEMIAS (1890-1930)
Resumo
Pelotas passava, na virada do século XIX para o XX, por uma crise em seu modelo econômico, que se exacerbava em função da enorme concentração de renda existente. Essa situação fazia com que a maioria da população não tivesse acesso a condições mínimas de sobrevivência. No campo da saúde, os problemas eram, a cada dia, crescentes. Epidemias como as de febre tifóide, peste bubônica e varíola, aconteciam em intervalos de tempo regulares, embora, a cada período, mais curtos. Não obstante, se as epidemias costumavam dar pequenas tréguas, o mesmo não se podia dizer de uma endemia – a tuberculose – que atingia de forma contínua milhares de pessoas, pois incidia sobre os enfermos e suas familias.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.