Thor, quadrinhos e o ensino da beleza e a justiça de Platão
Resumo
Este texto tem uma proposta sobre o uso dos quadrinhos para abordagens de ensino mostrando a relações do público que consome esse produto com a leitura, literatura, arte, história e o exercício do filosofar, principalmente pelo mito e a mitologia. O exercício do filosofar dialoga sempre com outra pessoa. Os conceitos que descrevem a perfeição e de como podemos compreender essa perfeição. Todos estes conceitos podem surgir em narrativas, como os clássicos realizavam, e aqui, fazemos pela figura mitológica de Thor nos quadrinhos. Utilizar Thor da Marvel Comics mesmo sendo um deus do panteão nórdico, representa muito bem a Beleza e o Belo, sendo seu martelo Mjölnir o símbolo da Justiça. Mas, como podemos falar da Beleza, do Belo e da Justiça descrito por Platão utilizando um personagem dos quadrinhos em sala de aula? E, sendo o personagem do panteão nórdico? Estaríamos empobrecendo a filosofia? Reduzir uma obra, conceitos e virtudes da filosofia platônica à mimeses seria correto? Responderemos cada uma dessas perguntas no decorrer deste trabalho. Falaremos utilizando o modelo platônico literário que ainda é utilizado em vários livros, textos filosóficos, científicos e em obras gráfico-literárias como os quadrinhos.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.