Docência feminina no século XIX: entre críticas, denúncias, polêmicas e represálias
Resumo
Neste trabalho, são abordados aspectos da docência feminina no século XIX, apresentando críticas, polêmicas, denúncias e represálias a que estavam sujeitas mulheres professoras e que foram veiculadas em jornais de diferentes províncias. Os dados foram coletados na Hemeroteca Virtual da Biblioteca Nacional e permitiram abordar temáticas como a moralidade de conduta exigida às mulheres professoras, privilégios e represálias políticas e aspectos do cotidiano das aulas, como, por exemplo, um suposto caso de roubo na saída da escola e a questão dos castigos físicos.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.