Abordagens históricas sobre o litoral do Piauí, Nicolau de Rezende, rio Parnaíba e a cartografia nacional
Resumo
O artigo objetiva analisar as temáticas relacionadas ao litoral do Piauí, examinando como o rio Parnaíba é identificado nas escritas analisadas, incluindo algumas de suas descrições toponímicas. Além disso, busca abordar breves percepções históricas sobre o Piauí, destacando as narrativas sobre Nicolau de Rezende e os demais náufragos. A análise contempla o período em que o Piauí, subordinado ao Maranhão, escoava seus produtos por meio do estado vizinho, resultando, segundo alguns estudiosos, no anonimato do Piauí na época. Desse modo, observaremos narrativas sobre a cartografia e seu auxilio na captura de como o Brasil era abordado. Para tais elucidações, o método utilizado se baseia em pesquisas documentais. As discussões teóricas são embasadas em autores como Antonino Freire (1907), Pe. Cláudio Melo (1985), Mônica Balestrin Nunes (2016) e outros estudos relevantes que serão abordados. Assim, esperamos que essas análises contribuam para pesquisas futuras sobre o tema.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.