O Exame Nacional do Ensino Médio: pressupostos conceituais e implicações na prática pedagógica

  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet

Resumo

O ideário que vem conduzindo os sistemas de avaliação no Brasil, nos diversos níveis de ensino, assenta sobre o pressuposto de que a avaliação pode proporcionar um ensino de melhor qualidade. AAlgumas características evidenciadas nesses processos apontam apontamcompetitividade como parâmetro para a como parâmetro para a garantia de melhor desempenho dos alunos e das escolas. O Exame Nacional do Ensino Médio Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado uma oportunidade dada aos alunos de se auto-avaliar, com vistas às escolhas futuras em relação ao mercado de trabalho e a continuação de estudos. Esse texto discute os pressupostos conceituais e a estruturação desse Exame sobre uma Matriz de Habilidades e Competências, e, através da análise de depoimentos dos professores entrevistados, procurou-se apreender como essa prática avaliativa está repercutindo nas práticas pedagógicas nesse nível de ensino.
Publicado
2012-11-12
Como Citar
Zanchet, B. M. B. A. (2012). O Exame Nacional do Ensino Médio: pressupostos conceituais e implicações na prática pedagógica. Cadernos De Educação, (20). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i20.1457
Seção
Artigos