Desenvolvimento de processos algébricos na perspectiva de uma aprendizagem significativa

  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a Matemática escolar e discute resultados de um trabalho metodológico que envolveu a professora e alunos de 6a série de uma escola de primeiro grau em Pelotas, RS. Através da aplicação de uma prática metodológica diferenciada para o ensino de equações de 1o grau, percorreu-se um caminho que favoreceu a possibilidade de pensar o ensino da Matemática sob outra ótica, que ampliasse a perspectiva da racionalidade científica. Lançou-se um desafio no sentido de pensar uma forma que incluísse outra lógica no ensino da Matemática, tentando respeitar as diferenças e buscando um outro tipo de relação nas salas de aula dessa disciplina.

Publicado
2025-04-15
Como Citar
Zanchet, B. M. B. A. (2025). Desenvolvimento de processos algébricos na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Cadernos De Educação, (17). https://doi.org/10.15210/caduc.vi17.28857
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##