Política de Conflito de Interesses

Considera-se conflito de interesses quando uma pessoa mantém relações pessoais, acadêmicas, profissionais ou financeiras que possam enviesar ou afetar suas ações na pesquisa e na publicação. Por essa razão, os/as autores/as de um manuscrito, os/as editores/as responsáveis por ele e os/as revisores/as (internos/as ou externos/as) devem declarar qualquer conflito de interesses que possa influenciar o conteúdo do manuscrito, sua avaliação ou sua aprovação.
Caso os/as autores/as declarem algum conflito de interesses, essa informação deve ser comunicada aos/às revisores/as do manuscrito. Por sua vez, revisores/as devem abster-se de realizar a avaliação caso tenham conflito de interesses com os/as autores/as ou com o tema tratado no artigo.
Para garantir a ausência de conflitos, será solicitado o preenchimento do Formulário de Aceitação ou Compromisso de Cessão de Direitos Patrimoniais de Autor e Declaração de Conflitos de Interesses, que deve ser enviado juntamente com o artigo no momento da submissão.
Em caso de controvérsia, a Revista CEDEPEM se compromete a solucionar tais situações por meio de seu Comitê Editorial, adotando medidas para identificar e impedir a publicação de artigos nos quais tenham ocorrido condutas inadequadas de pesquisa. Em nenhuma circunstância a revista incentivará práticas impróprias, nem permitirá, conscientemente, que tais condutas ocorram.
Sempre que os/as editores/as da revista tomarem conhecimento de alegações de má conduta em pesquisa, o Comitê Editorial se encarregará de analisá-las, retratando ou corrigindo os artigos quando necessário. Serão publicadas correções, esclarecimentos, retratações e, quando pertinente, pedidos de desculpas.
Para a resolução de controvérsias, serão seguidas as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), quando aplicáveis.