O Museu das Coisas Banais entrevista o antropólogo Jöel Candau

  • Daniele Borges Bezerra Universidade Federal de Pelotas
  • Juliane Conceição Primon Serres Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Em entrevista gravada na cidade de Pelotas, às 15 horas e 30 minutos, do dia 08 de dezembro de 2014, o antropólogo francês Jöel Candau, professor da Universidade de Nice - Sophia Antipolis (França), coordenador do departamento de Antropologia e Memória, Identidade e Cognição Social, uma das maiores referências que estuda a memória social, respondeu a algumas questões levantadas pelo Museu das Coisas Banais sobre a importante relação entre cultura material e memória. Além da antropologia da memória, o estudo da memória como fato cultural atua em pesquisas de antropologia cognitiva e comportamental, investigando os mecanismos da linguagem natural dos odores; bem como, em pesquisas de antropologia da cooperação que investiga o trabalho de engajamento e as formas de compartilhamento humano.

Biografia do Autor

Daniele Borges Bezerra, Universidade Federal de Pelotas
Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas- UFPEL. Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural (2014). Possui Especialização em Saúde Pública (2004). Especialização em Saúde Mental Coletiva (2003). Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Atua nos campos: Memória e  Identidade, Fotografia e Memória; Cultura material e Memória;  Lugares de Memória.
Juliane Conceição Primon Serres, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Museologia - Universidad de Granada - Espanha (2010), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). É professora na Universidade Federal de Pelotas - Curso de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Tem experiência na área de Museologia e História. Pesquisa principalmente no seguintes temas: história da saúde pública, museus e patrimônio.
Publicado
2016-05-15
Como Citar
BEZERRA, D. B.; SERRES, J. C. P. O Museu das Coisas Banais entrevista o antropólogo Jöel Candau. Expressa Extensão, v. 20, n. 1, p. 13-16, 15 maio 2016.
Seção
Entrevistas