O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é um projeto coordenado por bibliotecários do Núcleo de Bibliotecas, com o propósito de criar um ambiente comum, que reúna todos os periódicos da Universidade. Busca ainda ir ao encontro do alinhamento e às iniciativas nacionais, coordenadas pelo Instituro Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), e internacionais lideradas pelo Directory of Open Access Journals(DOAJ) e o Public Knowledge Project (PKP). Vale-se do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) visando adoção de padrões de interoperabilidade e de acesso aberto que proporcionem maior visibilidade à produção científica da Universidade, adequando-se aos paradigmas atuais da comunicação científica. Tem como missão e objetivos os expostos nas subseções seguintes.
Missão
Construir um ambiente oficial e adequado à editoração e publicação eletrônica de revistas das diversas áreas do conhecimento da Universidade.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Revistas
-
Caderno de Letras
Caderno de Letras é uma publicação científica quadrimestral do Centro de Letras e Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Desde 1982, contribui para a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que colaboram com a reflexão teórica em literatura, linguística, tradução, outros espaços da linguagem e ensino em Letras. O fluxo de edição se dá por chamadas para dossiê temático, abertas três vezes ao ano, e também por fluxo contínuo.
Atenção:
Comunicamos aos autores que a Revista Caderno de Letras, para as próximas edições, receberá submissões APENAS para as chamadas temáticas, estando temporariamente suspensas as submissões de artigos em fluxo contínuo.
-
CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTRO DE ARTES/ UFPEL
A revista CHAPON CADERNOS DE DESIGN/ CENTROS DE ARTES/ UFPEL é mantida pelo Colegiado dos cursos de Design Gráfico e Digital da Universidade Federal de Pelotas, com o apoio do Centro de Artes da UFPel.
-
Cadernos de Educação
A revista Cadernos de Educação é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da FAculdade de Educação (FAE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, além de resenhas, relatos de experiências, entrevistas e dossiês.
-
Cadernos de Memória e Patrimônio
///////MP - Cadernos de Memória e Patrimônio, periódico semestral, é registro e apresentação parcial da produção teórico e prática das disciplinas em andamento no programa de Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural - Instituto de Ciências Humanas - UFPel.
-
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL)
Revista do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPEL).
Qualis B1 - Antropologia/Arqueologia
-
D’GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero
A D'GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero, é um espaço interdisciplinar de debate sobre as intersecções que atravessam os campos dos estudos feministas e de gênero. A periodicidade é de fluxo contínuo, com publicação de trabalhos inéditos distribuídos em dossiê temático, artigos originais de estudos teóricos e empíricos, ensaios, resenhas de livros, entrevistas e traduções que versem sobre as áreas temáticas contempladas em sua política editorial.
-
Expressa Extensão
A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, é uma publicação quadrimestral e está alinhado com o esforço da comunidade científica nacional e internacional, organizada no movimento em favor da disseminação ampla e acesso irrestrito e gratuito ao conhecimento, contribuindo desse modo para o cumprimento da missão da UFPel como instituição pública de educação superior, de gerar, difundir e aplicar o conhecimento oriundos das práticas extensionistas nos diversos campos do saber, entendidas como processo capaz de integrar a universidade com a sociedade. Desta forma, objetiva discutir a ação extensionista como forma singular no processo de formação do estudante, pela qual o conhecimento apresenta-se como uma ferramenta para a construção do sujeito consciente, entendido nesta revista como o sujeito do conhecimento. Intenta discutir a lógica transformacional que a transferência de tecnologia social por meio da extroversão do conhecimento é capaz de operar.
-
Geographia Meridionalis
Suspensão temporária do expediente da Revista Geographia Meridionalis (clique aqui)
O periódico Geographia Meridionalis (ISSN 2446-9165) é a revista oficial do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivo promover a produção científica e acadêmica no âmbito da Geografia, se constituindo em um espaço de divulgação e debate sobre temáticas pertinentes à ciência geográfica. A presente revista também tem como proposta fomentar o intercambio de experiências entre professores, pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel com instituições e/ou organismos nacionais e internacionais congêneres, como forma de compartilhar conhecimentos, saberes e práticas profissionais.
-
História em Revista
O periódico História em Revista, uma publicação semestral do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPel, tem como objetivo a divulgação da produção historiográfica ou de áreas afins, na forma de artigos, ensaios bibliográficos e resenhas. Buscando contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, publica, também, matérias sobre organização de acervos documentais e depoimentos ou documentos históricos inéditos de significativo interesse para a pesquisa histórica.
-
Interfaces Brasil/Canadá
A Revista Interfaces Brasil/Canadá é publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN), entidade de direito privado sem fins lucrativos fundada em 1991 e dedicada à promoção de estudos sobre o Canadá em solo brasileiro e devotada ao estímulo do diálogo intercultural no globo, tendo sempre o Brasil e o Canadá por interlocutores privilegiados desse esforço. A Revista, lançada em 2001, é editada por meio de parcerias com Universidades e centros de pesquisas no Brasil, recebendo, ainda, apoio eventual de entidades canadenses. Alicerçada no diálogo privilegiado entre professores e pesquisadores, a Revista promove o estreitamento dos laços culturais e científicos entre o Brasil, o Canadá e o mundo. Com ênfase na interdisciplinaridade, aceita preferencialmente artigos que transitam pelas áreas de Humanidades (sobretudo Letras, Geografia, História, Antropologia, Etnografia, Sociologia, Patrimônio e Arqueologia), Artes, Relações Internacionais e Educação.
As contribuições, que podem ser aceitas em quatro diferentes línguas – Português, Espanhol, Inglês e Francês –, precisam tematizar o Canadá, se remetendo a fontes, autores, personagens, paisagens ou processos sócio-geográficos canadenses. É altamente recomendável que as contribuições estabeleçam propostas e interpretações comparativas, da realidade canadense com a de outros países e regiões do globo, especialmente o Brasil e o Continente Americano. Não é obrigatório que a realidade brasileira seja tema das contribuições, mas é recomendável que haja referências aos processos, autores e fontes brasileiros. São especialmente bem-vindas contribuições que resultem da colaboração entre scholars brasileiros e de outros países em torno das questões suscitadas pelo processo histórico-social canadense. Tendo os Estudos Canadenses por eixos estruturantes a Interdisciplinaridade e a Internacionalização da Pesquisa e do Ensino, são, ainda, acolhidas com interesse contribuições que debatam teórica e metodologicamente estas questões.
A edição é viabilizada por meio de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e com o Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo (USP).
O periódico possui versão on-line desde 2007. Além das submissões para os dossiês, a revista também aceita artigos e resenhas para as seções de fluxo contínuo.
Please select Language on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English, Spanish or in French
-
Journal of Nursing and Health
Prezado(a)s autores,
estamos com problemas técnicos de atualização de sistema: temos outro link disponível da revista, caso estejam tendo dificuldade com a submissão/cadastro de usuários - https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/JONAH/login
O Journal of Nursing and Health (JONAH) é um periódico ‘on-line’ GRATUITO de divulgação científica da área de ciências da saúde com ênfase na Enfermagem. Recebe continuamente artigos e os publica em fluxo contínuo dentro de três fascículos, de livre acesso. Foi criado em 2011 e está vinculado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
-
Novos Rumos Sociológicos
A Novos Rumos Sociológicos (NORUS) é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A revista publica artigos inéditos, ensaios bibliográficos, entrevistas, traduções, resenhas, que podem ser enviados em português, inglês, francês ou espanhol.
-
Paralelo 31
Paralelo 31, revista digital do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, apresenta-se como uma publicação científica especializada na área de Artes Visuais de acesso publico e gratuito. Propõe um foco ampliado de abordagem neste campo, buscando favorecer o debate cultural acerca da produção artística no contexto contemporâneo e o ensino da arte em consonância com a diversidade atual desta produção.
Paralelo 31, a digital journal of the Postgraduate Program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas, Pelotas, RS, Brazil, is a specialized scientific publication in the area of Visual Art with free public access. It proposes an extended approach to research in the field of art, seeking to promote cultural debate about contemporary art production and art education in consonance with the current diversity of this production.
-
Perspectivas Sociais
Perspectivas Sociais é uma revista editada anualmente pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas.
A fim de divulgar trabalhos científicos e promover um debate de cunho teórico e empírico sobre temas das Ciências Sociais e áreas afins, esta Revista abre espaço para publicações de pesquisas de alunos de pós-graduação ou pós-graduados de diferentes instituições do Brasil e do exterior, reiterando a importância de diversas perspectivas sobre temas atuais da sociedade compartilhados também por outras áreas do conhecimento.A revista Perspectivas Sociais teve seu primeiro número publicado no ano de 2011 e anualmente serão abertas chamadas para submissão de trabalhos de pesquisa. Os autores devem seguir estritamente as normas para submissão de trabalhos as quais estão disponíveis na seção “Normas” deste site. Desse modo, os artigos não se encontram separados por seções ou itens que indiquem áreas distintas, mas estão dispostos em um único bloco, de modo a delinear a proposta dialógica acima referida.
ISSN: 2317-7438
-
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade
A PIXO - revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade mudou de endereço, para: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo
A versão do sistema foi atualizada, com melhorias na visualização e arquivamento das informações.
Os links das publicações foram modificados, por isso, salientamos a importância de atualizações em seus curriculum lattes e outras plataformas.
Informamos que em breve que os links dos DOIs, das publicações, serão implementados gradativamente pela UFPel.
Também foi criada uma nova Seção: Projetos e Processos, composta pela exposição de projetos e processos, que sejam de destaque e relevância para a chamada da Revista, acompanhados de análise teórica e crítica.
A chamada para a PIXO 24 - ARQUITETURAS DO ABANDONO, agora está aberta até 15/11/2022; além disso, aproveitamos para anunciar o lançamento da PIXO 22 - CIDADANIA & TERRITÓRIO I,no novo site!
Por fim, solicitamos que todos os autores:
Verifique se existe alguma inconsistência nas informações que constam em seus artigos publicados (a nova versão foi alimentada manualmente pela equipe da revista e biblioteca da UFPel).
Todos os autores devem se recadastrar no sistema, em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/user/register
__________________________________________________________________
A “PIXO – REVISTA DE ARQUITETURA, CIDADE E CONTEMPORANEIDADE” abrange as seguintes áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Artes, Filosofia, Educação, Geografia e Psicologia. Uma iniciativa conjunta dos Grupos de Pesquisa (CNPq) “Cidade+Contemporaneidade”, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e “Arquitetura, Derrida e Aproximações”, do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura (PROPAR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com classificação CAPES QUALIS-periódicos B1 (para Avaliação Quadrienal de 2017-2020).
A revista digital trimestral (primavera, verão, outono e inverno – ágil e contínua) reúne artigos, ensaios, entrevistas e resenhas (redigidos em português, inglês ou espanhol) em números temáticos e; em torno da abordagem multidisciplinar de questões relacionadas à sociedade contemporânea, em especial na relação entre a arquitetura e cidade, habitando para isso as fronteiras da filosofia da desconstrução, das artes e da educação, a fim de criar ações projetuais e afectos para uma ética e estética urbana atual.
-
Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade
A revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade é um periódico de divulgação científica, sem fins lucrativos, vinculada ao Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas.
Missão:
Publicação de trabalhos originais e de contribuição cientifica, nas varias áreas das engenharias (ambiental, sanitária, agrícola, civil, elétrica, mecânica, química, alimentos, entre outras) e sustentabilidade.Objetivo Geral:
Difundir o conhecimento científico produzido na área das Engenharias e Sustentabilidade, estimulando o debate acadêmico e auxiliando o desenvolvimento de novas tecnologias.
Objetivos Específicos:
- Promover o desenvolvimento institucional das áreas das engenharias;
- Promover a difusão de conhecimento; - Incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimento entre docentes e discentes;- Oferecer espaço de publicação para os trabalhos de engenharia e sustentabilidade;
- Divulgar os trabalhos das áreas das engenharias; - Disponibilizar e manter um banco de artigos técnico-científicos;
Áreas de interesse:
Serão aceitos trabalhos das diversas áreas das engenharias (Ambiental e Sanitária; Civil; Mecânica; Agronômica; Química, Alimentos, Agrícola, Elétrica, Automação e controle entre outras), e trabalhos de outras áreas ligadas a sustentabilidade e educação ambiental. -
Revista de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior
#PraCegoVer – Logo da revista. Na parte superior da imagem está escrito “RevAIES”, em roxo e letras grandes. E abaixo está escrito “Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior”. -
Revista Discente Ofícios de Clio
A Revista Discente Ofícios de Clio é um projeto ligado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), e ao Programa de Pós-Gradução em História (PPGH), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista tem periodicidade semestral e objetiva proporcionar aos nossos graduandos e pós graduandos, bem como aos alunos de áreas afins e/ou de outras Instituições, um espaço qualificado de debate e de incentivo ao incremento da pesquisa. Como se sabe, um grande número de revistas acadêmicas não aceitam artigos de alunos não formados e, em alguns casos, apenas de portadores de título de Mestrado. A Ofícios de Clio almeja oportunizar aos discentes o incremento de seus currículos, visando seu futuro desenvolvimento acadêmico e profissional. ISSN 2527-0524 -
Revista Dissertatio de Filosofia
A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2022, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará, em 2023, a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.
ISSN 1983-8891
-
Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas
Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas (RFDP). e-ISSN 2448-3303 -
Revista das ITCPs
Revista científica - eletrônica, interdisciplinar, multilínguística, de frequência semestral - da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Brasil).
-
Revista Linguagem & Ensino
Linguagem & Ensino é uma publicação científica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Desde 1998, colabora com a publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que refletem sobre questões teóricas em literatura, linguística, tradução, literatura e imagem e ensino em Letras. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas.
-
Revista Sul-Americana de Ciência Política
A Revista Sul-Americana de Ciência Política (RSulACP) é o periódico científico e eletrônico editado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (PPGCPol/UFPel), Brasil.
-
Science And Animal Health
Revista Científica da Faculdade de Veterinária e do Programa de Pós-Gradução em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas -
Seminário de História da Arte - UFPel
Os Seminários de História da Arte oportunizam a apresentação, discussão e divulgação dos resultados de pesquisas realizadas na área por alunos e professores do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, como também de investigações desenvolvidas por alunos e professores de outras unidades da UFPel e de pesquisadores de outras Universidades da Região Sul do Rio Grande do Sul. -
Suldesign Científico - Encontro Sul-Americano de Design
O Suldesign Científico é um evento acadêmico promovido pelo Suldesign Estúdio do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Desde 2011, o Suldesign Científico faz parte do Encontro Sul-Americano de Design (Suldesign) com foco em grupos de trabalhos especialmente na área do Design. O evento publica desde 2011 os Anais Suldesign Científico e desde 2017 os Cadernos do Festival de Design, ambos com ISSN 2594-6196.
-
Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
ISSN 2318-9576
-
Cadernos Brasileiros de Educação Física, Esporte e Lazer
Periódico científico da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas -
Current Agricultural Science and Technology
Current Agricultural Science and Technology, formerly Revista Brasileira de Agrociência, in its new format publishes in English only, primarily opinion and review articles, as well as research articles and technical notes on topics of global interest in areas such as: agricultural biotechnology, crop production, crop protection, soil and environmental science, and postharvest science and technology. Current Agricultural Science and Technology has an online submission and reviewing system.
-
Pensamento Plural
Pensamento Plural é a revista científica editada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel. O periódico tem por objetivo ser um canal de divulgação da produção de conhecimento em Ciência Política.
ISSN: 2238-4642
-
Revista Enciclopédia de Filosofia
A Revista Enciclopédia é um periódico acadêmico do curso de Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui como objetivo principal fomentar a criação e divulgação de produções científicas, desde artigos informativos, traduções e resenhas, até produções de artigos destinado à um público especializado. A revista também visa apresentar a produção acadêmica dos graduandos do curso de Filosofia da UFPel, bem como do Brasil e de outros países, dando preferência, sobretudo, aos que fazem parte do MERCOSUL.
______________________