RELATÓRIO DE PESQUISA DO PROJETO ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA INDÍGENA DO PAMPA: ESTUDO DAS POPULAÇÕES PRÉ-COLONIAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DA LAGUNA DOS PATOS E LAGOA MIRIM
Resumo
Resumo: Neste texto relatamos atividades de campo desenvolvidas no primeiro ano do projeto Arqueologia e História Indígena do Pampa: Estudo das Populações Pré-Coloniais na Bacia Hidrográfica da Laguna dos Patos e Lagoa Mirim, coordenado pelo Prof. Dr Rafael Guedes Milheira, registrado no COCEPE (nº: 7.04.00.004) e com portaria do IPHAN (nº processo 01512.001161/2011-74). Abstract: In this text we report on field activities developed in the first year of the Archaeological and Indigenous History of the Pampa project: Study of the Pre-Colonial Populations in the Patos Lagoon and Lagoa Mirim Hydrographic Basin, coordinated by Prof. Dr Rafael Guedes Milheira, registered with COCEPE (nº: 7.04.00.004) and with the IPHAN ordinance (case number 01512.001161 / 2011-74).Downloads
Referências
BELLETTI, Jaqueline da Silva. Uns caquinhos num montão de terra: o que fazer com eles? Discussões sobre cerâmica em cerritos no sudoeste da laguna dos patos (Rio Grande do Sul–Brasil). Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2010. (monografia).
GARCIA, A. M. As Cadeias Operatórias de uma indústria tecnológica lítica: sítio arqueológico PT-02 (Cerrito da Sotéia), Pelotas-RS. Universidade Federal de Pelotas. 2010. (monografia).
GUTIERREZ, Ester. Negros, charqueadas e olarias. Pelotas: Ed. UFPel, 2001.
LOUREIRO, André Garcia. Sítio PT-02-Sotéia: Análise dos processos formativos de um cerrito na região sudoeste da laguna dos Patos, RS. São Paulo: USP, 2008. (Dissertação de mestrado).
MAUHS, Julian & MARCHIORETTO, Salete. Formações vegetais do litoral central. Pesquisas. nº 63. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 2006. p. 115-122.
MILHEIRA, Rafael Guedes. Esculturas Líticas Sambaquieiras: Algumas Possibilidades Interpretativas. Reflexões a partir de uma Coleção Lítica do LEPAARQ – UFPEL. Pelotas: UFPel, 2005 (Monografia).
MILHEIRA, Rafael Guedes. Território e Estratégia de Assentamento Guarani na Planície Sudoeste da Laguna dos Patos e Serra do Sudeste. São Paulo: USP, 2008a. (Dissertação de mestrado).
MILHEIRA, Rafael Guedes. Um modelo de ocupação regional Guarani no sul do Brasil. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, nº 18, 2008b. pp. 19-46.
MILHEIRA, Rafael Guedes e ALVES, Aluisio Gomes. O sítio Guarani PT-03-Totó: uma abordagem cultural e sistêmica. Revista de Arqueologia, 22 (1), 2009. pp. 15-42.
MILHEIRA, Rafael Guedes, APPOLONI, Carlos Roberto e PARREIRA, Paulo Sérgio. Arqueometria em cerâmicas Guarani no sul do Brasil: um estudo de caso. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, nº 19, 2009. pp. 355-364.
RIBEIRO, Pedro Mentz; PENHA, Maria Angélia P.; FREITAS, Sabrina;
PESTANA, Marlon. A Ocorrência de Zoólitos no Litoral Centro e Sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Rio Grande: FURG, 2002.
ROSA, André Osório. A fauna do litoral central do Rio Grande do Sul. Pesquisas. nº 63. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 2006. p. 123-133.
ROSA, Mario. Geografia de Pelotas. Pelotas: UFPEL, 1985.
ULGUIM, Priscilla Ferreira. Zooarqueologia e o estudo dos grupos contrutores de cerritos: um estudo de caso no litoral da laguna dos Patos-RS, sítio PT-02 cerrito da sotéia. Universidade Federal de Pelotas, 2010. (Monografia).
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.