Contribuições dos estudos multimodais para as pesquisas em aquisição da linguagem

  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante UFPB
Palavras-chave: Multimodalidade, aquisição da linguagem, gesto, prosódia

Resumo

Este artigo tem por intuito apresentar um panorama dos estudos acerca da multimodalidade na linguística, com ênfase no período da aquisição da linguagem, tomando por base os trabalhos clássicos de Kendon (1988; 2009) e McNeill (1985; 1992; 2000). Nos situamos em oposição a uma concepção de primitivismos gestual e de uma proposta de continuidade estrutural entre o gesto e a fala e defendemos a inserção da criança na língua a partir de um arcabouço prosódico-gestual (FONTE; CAVALCANTE, 2016; CAVALCANTE, 2015; CAVALCANTE et al, 2016). Ilustramos a proposta com dados quantitativos e qualitativos de de uma díade mãe-bebê, ao longo de 18 meses de vida.

Biografia do Autor

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, UFPB
Atua na Pós graduação em Linguística da UFPB e nos cursos de Letras e Fonoaudiologia. É doutora pela UNICAMP e pesquisador 1D CNPq
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Carvalho Bezerra Cavalcante, M. (2019). Contribuições dos estudos multimodais para as pesquisas em aquisição da linguagem. Revista Linguagem & Ensino, 21, 5-35. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15112