Contribuições dos estudos multimodais para as pesquisas em aquisição da linguagem
Palavras-chave:
Gestualidade, Aquisição da linguagem, Multimodalidade, Prosódia
Resumo
Este artigo tem por intuito apresentar um panorama dos estudos acerca da multimodalidade na linguística, com ênfase no período da aquisição da linguagem, tomando por base os trabalhos clássicos de Kendon (1988; 2009) e McNeill (1985; 1992; 2000). Nos situamos em oposição a uma concepção de primitivismos gestual e de uma proposta de continuidade estrutural entre o gesto e a fala e defendemos a inserção da criança na língua a partir de um arcabouço prosódico-gestual (FONTE; CAVALCANTE, 2016; CAVALCANTE, 2015; CAVALCANTE et al, 2016). Ilustramos a proposta com dados quantitativos e qualitativos de de uma díade mãe-bebê, ao longo de 18 meses de vida.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Carvalho Bezerra Cavalcante, M. (2019). Contribuições dos estudos multimodais para as pesquisas em aquisição da linguagem. Revista Linguagem & Ensino, 21, 5-35. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15112
Seção
Artigos
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