(Des) construcción de la identidad docente: estudio de caso de enseñanza de inglés por videoconferencia en Uruguay
Resumo
No presente trabalho apresentarei uma análise (que faz parte de uma pesquisa maior que constitui minha dissertação de mestrado) de como a identidade docente é (des)construída quando se trata de pares de trabalho que coexistem. A pesquisa centra-se especificamente no modelo de ensino de inglês como língua estrangeira por meio de videoconferência, realizado pela Ceibal em Inglês no Uruguai. Ele O referido sistema de ensino consiste em três aulas semanais de 45 minutos cada: a turma A é ministrada por um professor remoto, que ministra inglês de qualquer lugar do país ou do exterior, por meio do mencionado sistema de videoconferência; enquanto as aulas B e C são ministradas pelo professor da turma, que também está presente na aula A. Este tipo de trabalho envolve a presença de dois professores, coexistindo no tempo e, virtualmente, no local (uma vez por semana), trabalhando em pares, embora isso nem sempre implique que o trabalho dos professores aconteça sob a modalidade do chamado “pares ou casais pedagógicos”. Portanto, serão apresentados os papéis que o programa espera que cada professor desempenhe (especificamente durante a aula A), bem como aqueles encontrados na pesquisa, que nem sempre coincidem com os propostos por Ceibal em inglês, fato que pode levar para uma crise em a prática docente que acarreta uma indefinição das identidades e dos papéis docentes.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Frade Pandolfi, V. (2019). (Des) construcción de la identidad docente: estudio de caso de enseñanza de inglés por videoconferencia en Uruguay. Revista Linguagem & Ensino, 21, 121-146. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15117
Seção
Artigos
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