(Des) construcción de la identidad docente: estudio de caso de enseñanza de inglés por videoconferencia en Uruguay

  • Virginia Frade Pandolfi Udelar

Resumo

No presente trabalho apresentarei uma análise (que faz parte de uma pesquisa maior que constitui minha dissertação de mestrado) de como a identidade docente é (des)construída quando se trata de pares de trabalho que coexistem. A pesquisa centra-se especificamente no modelo de ensino de inglês como língua estrangeira por meio de videoconferência, realizado pela Ceibal em Inglês no Uruguai. Ele O referido sistema de ensino consiste em três aulas semanais de 45 minutos cada: a turma A é ministrada por um professor remoto, que ministra inglês de qualquer lugar do país ou do exterior, por meio do mencionado sistema de videoconferência; enquanto as aulas B e C são ministradas pelo professor da turma, que também está presente na aula A. Este tipo de trabalho envolve a presença de dois professores, coexistindo no tempo e, virtualmente, no local (uma vez por semana), trabalhando em pares, embora isso nem sempre implique que o trabalho dos professores aconteça sob a modalidade do chamado “pares ou casais pedagógicos”. Portanto, serão apresentados os papéis que o programa espera que cada professor desempenhe (especificamente durante a aula A), bem como aqueles encontrados na pesquisa, que nem sempre coincidem com os propostos por Ceibal em inglês, fato que pode levar para uma crise em a prática docente que acarreta uma indefinição das identidades e dos papéis docentes.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Frade Pandolfi, V. (2019). (Des) construcción de la identidad docente: estudio de caso de enseñanza de inglés por videoconferencia en Uruguay. Revista Linguagem & Ensino, 21, 121-146. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15117