A Exterioridade constitutiva na (com)posição mulher em Lady Macbeth personagem da obra “Macbeth”
Resumo
Aos 400 anos da morte de Shakespeare ainda é surpreendente a formacomo os textos do dramaturgo permanecem atuais. Assim, nasceu odesejo de acompanharmos a (re)significação da personagem LadyMacbeth, uma das mais polêmicas de sua obra. As análises foramrealizadas a partir de um recorte que toma por base uma releitura deLúcia V. Sander da peça “Macbeth’’, realizada no livro Ofélia explica ouo renascimento segundo Ofélia & Cia. Considerando principalmente ascondições de produção e a heterogeneidade constitutiva do discurso,buscamos compreender a (re)significação da posição-sujeito mulher aolongo dos tempos, avançando até a contemporaneidade. A análise nospermitiu a reflexão sobre a possibilidade que tem cada coautor da1 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.2 Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.3 Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.| A exterioridade constitutiva na (com)posição mulher em Lady Macbeth... |284 Linguagem & Ensino, Pelotas, v.21, n. esp., | FESTSCHRIFT | Hilário Bohn, p. 283-305, 2018personagem de (re)criá-la em consonância com sua filiação, sua leiturade mundo e efetivas condições de produção. Portanto, é o transitar dosujeito, sua movimentação entre diferentes formações discursivas e/ouposições-sujeitos que faz emergir, em seu discurso, outras vozessustentadoras do seu dizer, e essas vozes estabelecem relações entre side afirmação, negação, contradição que vão reverberar no discurso dosujeito, podendo ser apreendidas na e pela materialidade discursiva.Nessa movimentação/deslocamento do sujeito, na exposição àexterioridade que o circunscreve, o sujeito se constitui, significa, produzefeitos de sentido
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Inês G. M. Cordeiro, M., Ana Cazarin, E., & Campello, E. (2019). A Exterioridade constitutiva na (com)posição mulher em Lady Macbeth personagem da obra “Macbeth”. Revista Linguagem & Ensino, 21, 283-305. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15119
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).