Identidade intercultural em formação
Resumo
Este texto tem por propósito trazer à tona o movimento de construçãoidentitária de uma professora/formadora inserida no Programa deEscolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Um Programa instituídooficialmente pelo governo federal em 2012, cuja proposta principal eraa de promover a interculturalidade, pelo viés da educação, com paísesde fronteira com o Brasil. Partindo do entendimento de que asidentidades não são fixas, ao contrário, são móveis, em constanteprocesso de construção e estão relacionadas aos discursos e às práticassociais em que os sujeitos estão envolvidos; trazemos, neste trabalho,fragmentos da escrita da professora/formadora, durante um período desua formação no Programa, para que possamos perceber a influênciadas práticas/discursos mobilizados no PEIF na construção da identidadeintercultural. O material discursivo a ser trabalhado foi retirado dodiário reflexivo da docente e é analisado à luz da Teoria Bakhtiniana dodiscurso em interlocução com os estudos de identidade na atualmodernidade e, também, com os estudos de interculturalidade. Aoanalisar o material, percebemos emergir no discurso da professora oreconhecimento e a valorização das diferenças, como também odespertar da consciência de que o outro é alguém com quem aprendo,com quem posso encontrar pontos de convergência e divergência econstruir um intercâmbio de culturas.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Maria Marins, I. (2019). Identidade intercultural em formação. Revista Linguagem & Ensino, 21, 331-347. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15120
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).