A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental
Palavras-chave:
Tradução intersemiótica, Ensino-aprendizagem, Atividade orientadora de ensino, Semiótica discursiva
Resumo
Partindo da premissa de que a educação escolar é um fenômenocomplexo, requerendo diversos olhares, vemo-nos diante de umenorme desafio, que consiste em empreender estratégias para mediaro processo de ensino e de aprendizagem. Pensando nisso, procurou-seincentivar nossos alunos com uma proposta que lhes produzissesentido: a tradução intersemiótica – aqui, no caso, “trazer uma históriado papel para as telas”, utilizando, para tal, os recursos tecnológicos deque os alunos dispõem. De posse desses “curtas”, a proposta é analisar,nessas produções, os efeitos de sentido despertados por meio daarticulação das diferentes linguagens. Neste trabalho, apresenta-seuma análise semiótica de trechos de dois curtas-metragens, produzidospor alunos do Ensino Fundamental em épocas distintas (2011 e 2015),trazendo a imagem do gaúcho como um homem comum, sensível,capaz de chorar diante de uma situação de desespero. As produçõesresultaram da leitura de Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, apartir da proposta de Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2010)– uma forma de organização da atividade de ensino-aprendizagem que,sustentada pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, seapresenta como uma possibilidade para realizar a atividade educativa,tendo por base o conhecimento produzido sobre os processos humanosde construção de conhecimento. Para análise, o embasamento teóricoinsere-se nos pressupostos teórico-metodológicos da semióticadiscursiva, de A. J.Greimas e seus colaboradores, por ser uma teoriaque se propõe investigar diferentes linguagens e que procura conhecera maneira pela qual o sentido do texto é construído.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Rodriguez Dariz, M., & Villela Marroni, F. (2019). A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental. Revista Linguagem & Ensino, 21, 367-386. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15121
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).