A Construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental

  • Marion Rodriguez Dariz Universidade Católica de Pelotas
  • Fabiane Villela Marroni

Resumo

Partindo da premissa de que a educação escolar é um fenômenocomplexo, requerendo diversos olhares, vemo-nos diante de umenorme desafio, que consiste em empreender estratégias para mediaro processo de ensino e de aprendizagem. Pensando nisso, procurou-seincentivar nossos alunos com uma proposta que lhes produzissesentido: a tradução intersemiótica – aqui, no caso, “trazer uma históriado papel para as telas”, utilizando, para tal, os recursos tecnológicos deque os alunos dispõem. De posse desses “curtas”, a proposta é analisar,nessas produções, os efeitos de sentido despertados por meio daarticulação das diferentes linguagens. Neste trabalho, apresenta-seuma análise semiótica de trechos de dois curtas-metragens, produzidospor alunos do Ensino Fundamental em épocas distintas (2011 e 2015),trazendo a imagem do gaúcho como um homem comum, sensível,capaz de chorar diante de uma situação de desespero. As produçõesresultaram da leitura de Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, apartir da proposta de Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2010)– uma forma de organização da atividade de ensino-aprendizagem que,sustentada pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, seapresenta como uma possibilidade para realizar a atividade educativa,tendo por base o conhecimento produzido sobre os processos humanosde construção de conhecimento. Para análise, o embasamento teóricoinsere-se nos pressupostos teórico-metodológicos da semióticadiscursiva, de A. J.Greimas e seus colaboradores, por ser uma teoriaque se propõe investigar diferentes linguagens e que procura conhecera maneira pela qual o sentido do texto é construído.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Rodriguez Dariz, M., & Villela Marroni, F. (2019). A Construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental. Revista Linguagem & Ensino, 21, 367-386. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15121