A construção da aula de inglês como língua estrangeira por meio de dois artefatos curriculares
Resumo
O presente trabalho relata o andamento de um projeto maior sobre a coexistência de dois artefatos curriculares – laptops e livros didáticos – em uma aula de língua inglesa do primeiro ano do ensino médio em Montevidéu (Uruguai). A pesquisa baseia-se em abordagens etnográficas do discurso (MacGILCHRIST e van HOUT, 2011) para investigar - com base em dados de observação de sala de aula obtidos ao longo de um ano letivo - a forma como o professor e os alunos interagem com esses artefatos, produzindo sentidos diversos sobre o que são. é aprender inglês com laptops e livros didáticos. Com base na análise das sequências e funções de negociação (MARTIN e ROSE, 2007) e da transitividade (HALLIDAY, 2014), nesta ocasião analiso como o uso de ambos os artefatos curriculares se enquadra para a construção de significados particulares sobre a aula de língua estrangeira. Os resultados mostram que existe uma forte divisão de trabalho entre ambos os artefactos e que esta divisão responde a vários fenómenos que existem dentro e fora da sala de aula.
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