A voz de Artigas no romance uruguaio o corpo do herói como território discursivo fronteiriço

  • Marcelo Damonte Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: Artigas, Novela, Voz, Território, Fronteira

Resumo

O trabalho apresentado a seguir faz parte de um texto maior aquele enquadrado na conclusão da dissertação de Mestrado em Ciências Humanas: Linguagem cultura e sociedade intitulada A irrupção da voz de José Artigas no romance uruguaio do período 1985-2011 que centra seu interesse na análise teórica discursiva de quatro romances uruguaios nos quais participa ativamente (como voz e personagem principal) o herói nacional José Gervasio Artigas. O foco foi colocado na voz de Artigas e em sua aparição no romance uruguaio do período pós-ditatorial, acentuando a ênfase no romance Blues Band de Amir Hamed Artigas como ponto central de uma nova galáxia em torno da qual giram outras três obras. período acima mencionado, e dando especial atenção aos temas que envolvem a emergência do discurso artístico no romance de ficção, a corporeidade e territorialidade da voz de Artigas, e uma análise numa chave de fronteira e identidade que emerge, por sua vez, da interpretação do corpus. Vale ressaltar que os romances que participam deste corpus obedecem a um critério de seleção que leva em conta dois aspectos principais: primeiro, a força discursiva que cada um deles representa em relação às demais produções ficcionais da época; e em segundo lugar, um critério diacrónico do qual resulta a escolha de um romance por década.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Damonte, M. (2019). A voz de Artigas no romance uruguaio o corpo do herói como território discursivo fronteiriço. Revista Linguagem & Ensino, 21, 265-281. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15133