O eurocentrismo no ensino de espanhol para brasileiros
uma análise de portais educacionais
Palavras-chave:
Ensino, Espanhol, Portais educaionais
Resumo
O presente artigo visa propor uma reflexão acerca dos possíveis fatoresque contribuem para o predomínio da variante peninsular sobre asdemais variantes no processo de ensino e aprendizagem de espanhol,como língua estrangeira no Brasil. Suscitou-se algumas questõeslinguísticas e culturais que se acredita estarem atreladas ao ensino doespanhol para brasileiros, a fim de compreender as razões que motivamos alunos e professores a se identificarem com a variante peninsular emdetrimento das variantes sul-americanas. Esse estudo justifica-se emfunção do interesse de muitos alunos pela aprendizagem da línguaespanhola no Brasil, seja de forma presencial, seja de maneira virtualatravés de portais educacionais. Por essa razão, propomos a análise deportais para tentar entender as marcas indeléveis da variantepeninsular, presentes nas propostas de ensino e aprendizagem dalíngua espanhola. Partimos da ideia de que a aprendizagem deveatender aos interesses e necessidades dos alunos que buscam outroidioma para aplicar esses conhecimentos no dia a dia, nas suas tarefas,na busca por um diferencial no mercado de trabalho e, assim, fazer ouso dessa aprendizagem para o seu propósito primeiro, que é acomunicação. Desta forma, acredita-se que as informações contidasnesta análise servirão como objeto de reflexão para os profissionais quetrabalham com portais educacionais no ensino de espanhol parabrasileiros, cabendo a esses profissionais a tarefa de colaborar para adesconstrução de conceitos equivocados acerca da superioridade ounão de uma cultura sobre as demais, determinando o maior ou menorprestígio no ensino de um idioma.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Cristina Gautier Maria Xavier, C., & Villela Marroni, F. (2019). O eurocentrismo no ensino de espanhol para brasileiros: uma análise de portais educacionais. Revista Linguagem & Ensino, 21, 147-169. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15135
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).