Sobre literacidades, contextos y control interpretativo:tecnologías y enseñanza universitaria

  • Virginia Orlando Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: Alfabetizações universitárias, Controle interativo, Tecnologias alfabetizadas

Resumo

Neste trabalho reviso algumas questões ligadas, em primeiro lugar, ao papel da leitura e da escrita nos estudos universitários na perspectiva da alfabetização, neste caso em conexão com os discursos acadêmicos e profissionais secundários (GEE, 2005). Desenvolvo o exemplo de um curso pelo qual sou responsável e que possui um espaço virtual construído para apoio aos cursos universitários, para discutir, a partir desse caso, a ligação entre o controle interpretativo nos contextos de formação social alfabetizada e na alfabetização universitária (cf. GEE e HAYES, 2011, GEE, 2015). Ainda, com base neste exemplo específico, questiono-me sobre a relevância de considerar estes espaços virtuais de apoio como novos contextos ou espaços de extensão do contexto “sala de aula” e sobre a tensão entre indivíduos marcados pela ordem social letrada (professores) e pela ordem social digital (estudantes). Da mesma forma, investigo o papel que pode desempenhar a presença de diferentes tecnologias (típicas da ordem social letrada e da ordem social digital, respectivamente) presentes nas práticas de leitura e escrita no ambiente universitário, em relação ao controle interpretativo característico do ambiente acadêmico. alfabetizações. Por fim, levanto algumas questões que deverão incentivar a reflexão sobre o ensino universitário no futuro.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Orlando, V. (2019). Sobre literacidades, contextos y control interpretativo:tecnologías y enseñanza universitaria. Revista Linguagem & Ensino, 21, 387-412. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15141