Um terceiro professor para o terceiro espaço: uso de design thinking e o ensino de inglês no Chuí
Resumo
Este trabalho é direcionado à atividade de planejamento para a disciplina de Língua Inglesa no ensino fundamental no município de Chuí, RS – Brasil. Assim, é lançada a proposta para a criação de um projeto de intervenção no Plano de Ensino. Constata-se, para esse local, a necessidade de um complemento na prática docente, de articulação em atividades complexas, com objetivos pedagógicos que vão além do ensino do código linguístico (indispensável) e do conteúdo programático. É necessário que o professor consiga articular seu pensamento crítico com a prática, que problematize a sala de aula na construção de significado e que ultrapasse a fronteira do estudo da língua para o uso da linguagem em múltiplos contextos. Trata-se aqui de um trabalho criativo, de criar e dar sentido à exposição dos alunos e professores à língua em questão. São propostas práticas didáticas centradas no aluno, como sujeito capacitado a desenvolver habilidades para a solução de problemas de sua comunidade, organizando-os em eixos temáticos. Com esse intuito, utilizar-se-á o Design Thinking para educadores como abordagem facilitadora na projeção. Paralelamente, o arcabouço teórico escolhido permite atuar na construção dessa perspectiva, com vistas à promoção de alguma mudança naquela cultura, lugar em que o desafio principal é provocar deslocamentos na percepção da função do ensino de inglês como meio e não como fim. Dessa forma, promover-se-á o intercâmbio de experiências, valorizando suas práticas coautorais, e o desenvolvimento de algum grau de competência em inglês.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Beatriz Mendez Torres, S., & Oliveira Py, L. (2019). Um terceiro professor para o terceiro espaço: uso de design thinking e o ensino de inglês no Chuí. Revista Linguagem & Ensino, 21, 63-83. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15142
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).