Texto y discurso en enseñanza primaria
Resumo
El Programa vigente en Educación Primaria presenta en sufundamentación posturas sociodiscursivas y se propone enseñar textosque narran, textos que explican y textos que persuaden. Este trabajoanaliza la relación entre el programa y las prácticas docentes demaestros formados en otros paradigmas. Para ello, se analiza el propioprograma, las respuestas de maestros a un cuestionario yobservaciones de clases. Se concluye que los documentos introduceninnovaciones teóricas que entran en contradicción con propuestasrealizadas desde los mismos documentos, y que los cambios que seadvierten en las clases son superficiales y ocultan el mantenimiento deprácticas tradicionales.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Gabbiani, B. (2019). Texto y discurso en enseñanza primaria. Revista Linguagem & Ensino, 21, 171-187. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15143
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).