Texto e discurso no ensino fundamental

  • Beatriz Gabbiani Udelar
Palavras-chave: Texto, Discurso, Ensino Fundamental, Prática docente

Resumo

O atual Programa de Educação Básica apresenta posicionamentos sociodiscursivos em sua fundação e tem como objetivo ensinar textos que narram, textos que explicam e textos que convencem. Este trabalho analisa a relação entre o programa e as práticas docentes de professores formados em outros paradigmas. Para isso, são analisados ​​o próprio programa, as respostas dos professores a um questionário e as observações das aulas. Conclui-se que os documentos introduzem inovações teóricas que contrariam propostas feitas a partir dos mesmos documentos, e que as mudanças notadas nas aulas são superficiais e escondem a manutenção das práticas tradicionais.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Gabbiani, B. (2019). Texto e discurso no ensino fundamental. Revista Linguagem & Ensino, 21, 171-187. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15143