Texto e discurso no ensino fundamental
Palavras-chave:
Texto, Discurso, Ensino Fundamental, Prática docente
Resumo
O atual Programa de Educação Básica apresenta posicionamentos sociodiscursivos em sua fundação e tem como objetivo ensinar textos que narram, textos que explicam e textos que convencem. Este trabalho analisa a relação entre o programa e as práticas docentes de professores formados em outros paradigmas. Para isso, são analisados o próprio programa, as respostas dos professores a um questionário e as observações das aulas. Conclui-se que os documentos introduzem inovações teóricas que contrariam propostas feitas a partir dos mesmos documentos, e que as mudanças notadas nas aulas são superficiais e escondem a manutenção das práticas tradicionais.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Gabbiani, B. (2019). Texto e discurso no ensino fundamental. Revista Linguagem & Ensino, 21, 171-187. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15143
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).