Oposições entre segmentos
vogais médias na aquisição e em tipologias de línguas
Palavras-chave:
Aquisição fonológica, Vogais médias, Traços distintivos, Robustez de traços, Tipologias de línguas
Resumo
Os estudos sobre a aquisição de diferentes línguas, cujo foco majoritário está no inventário consonantal, são unânimes na constatação da realidade gradativa do processo, definindo-se o ordenamento de sua emergência particularmente nas noções de marcação e de robustez dos traços que constituem a estrutura interna dos segmentos (CLEMENTS, 2009; LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2009). O presente trabalho vem aliar-se aos ainda restritos estudos sobre a aquisição de sistemas vocálicos, chamando a noção de marcação e introduzindo o uso da ideia de robustez, proposta por Clements para dar conta dos contrastes nos sistemas consonantais, para o âmbito dos inventários vocálicos. Constatando a emergência tardia das vogais médias em crianças falantes nativas do português brasileiro (PB) (RANGEL, 2002; MATZENAUER & MIRANDA, 2007; VOGELEY, 2011), este trabalho discute o comportamento dos traços que compõem sua estrutura e que opõem essas vogais no sistema, estabelecendo uma escala de robustez de contrastes. A robustez dos traços que implicam oposição entre as vogais médias entre si e com os outros segmentos vocálicos que integram os sistemas é discutida não apenas com o suporte de dados da aquisição da fonologia por crianças falantes de PB, mas também com a observação de inventários de vogais em diferentes tipologias de línguas. A análise das oposições que envolvem as vogais médias em sistemas linguísticos leva em consideração as lacunas que tais sistemas apresentam. O tratamento dado aos traços, no presente estudo, tem o fundamento teórico em Clements (2009), em Dresher (2009) e em Calabrese (2005).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Tornquist Mazzaferro, G., & Lúcia Barreto Matzenauer, C. (2019). Oposições entre segmentos: vogais médias na aquisição e em tipologias de línguas. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 129-156. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15155
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).