Teorias da argumentação na prova de redação do ENEM

  • Clemilton Lopes Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Joilza Xavier Cortez Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Macau
Palavras-chave: Argumentação, Avaliação, ENEM

Resumo

Considerando que a argumentação é objeto de diferentes abordagens teóricas e pode recobrir diferentes conceitos, nosso objetivo, neste trabalho, é verificar quais são as abordagens e os conceitos subjacentes e como são mobilizados nas competências e habilidades da matriz de correção da prova de redação do ENEM. Nesse sentido, realizamos um levantamento de algumas abordagens teóricas sobre a argumentação e constatamos três concepções: argumentação retórica, argumentação textual, argumentação linguística. Em seguida, analisamos o Guia do Participante do ENEM-2013 e verificamos como cada uma dessas concepções é mobilizada na descrição das competências e habilidades a serem corrigidas. Essa análise nos mostrou que não se assume um viés teórico balizador bem situado, o que pode gerar uma certa fragilidade do processo de avaliação da redação.

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Biografia do Autor

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Lopes Pinheiro, C., & Xavier Cortez, J. (2019). Teorias da argumentação na prova de redação do ENEM. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15215