Teorias da argumentação na prova de redação do ENEM
Palavras-chave:
Argumentação, Avaliação, ENEM
Resumo
Considerando que a argumentação é objeto de diferentes abordagens teóricas e pode recobrir diferentes conceitos, nosso objetivo, neste trabalho, é verificar quais são as abordagens e os conceitos subjacentes e como são mobilizados nas competências e habilidades da matriz de correção da prova de redação do ENEM. Nesse sentido, realizamos um levantamento de algumas abordagens teóricas sobre a argumentação e constatamos três concepções: argumentação retórica, argumentação textual, argumentação linguística. Em seguida, analisamos o Guia do Participante do ENEM-2013 e verificamos como cada uma dessas concepções é mobilizada na descrição das competências e habilidades a serem corrigidas. Essa análise nos mostrou que não se assume um viés teórico balizador bem situado, o que pode gerar uma certa fragilidade do processo de avaliação da redação.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Lopes Pinheiro, C., & Xavier Cortez, J. (2019). Teorias da argumentação na prova de redação do ENEM. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15215
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).