Jogos digitais em sala de aula de língua inglesa

investigação de uma proposta de gestão pedagógica para o ensino

  • Franciele Knebel Centenaro Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Susana Cristina dos Reis Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa, Jogos digitais, Multiletramentos

Resumo

Tecnologias em sala de aula têm desafiado professores (KENSKI, 2005). Dessa forma, é necessário investigar como jogos digitais podem ser inseridos no ensino de línguas. Para isso, elaboramos uma proposta pedagógica, orientada na pedagogia de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015) e no design de atividades sugerido por Reinhardt (2011 apud SYKES, 2013). Este artigo reporta dados coletado no estudo de dissertação de Autor 1 (2016), sendo que foram utilizados para coleta questionários de diagnóstico e avaliação, filmagens e registro em fotos das atividades realizadas em contexto universitário. Os resultados apresentam a proposta pedagógica que utiliza jogos digitais no ensino de línguas para aperfeiçoamento da Língua Inglesa e a prática de multiletramentos dos alunos, denominada “Ciclo de Ensino de Línguas com Jogos Digitais Educacionais”. Acreditamos que a partir dessa proposta, professores de línguas poderão orientar sua prática ao inserir jogos digitais na escola.

Biografia do Autor

Franciele Knebel Centenaro, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria.Graduação em Letras- Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Knebel Centenaro, F., & Cristina dos Reis, S. (2019). Jogos digitais em sala de aula de língua inglesa: investigação de uma proposta de gestão pedagógica para o ensino. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15216