O Ensino da Língua Portuguesa – origens e relações

  • Moisés José Rosa Souza Instituto Federal de Rondônia - IFRO
  • Nair Ferreira Gurgel Amaral Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Ensino, Gramática, Práticas Linguísticas.

Resumo

Resumo: Este artigo trata do ensino da Língua Portuguesa no Brasil. Para isso, retoma criticamente as origens do idioma trazido pelos portugueses e expõe as relações do Português com outras línguas, sobretudo a partir das reformas implantadas por Marquês de Pombal, no século XVIII. Reflete o percurso político-ideológico a que o ensino esteve sujeito até o final do século XX, com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. Esta pesquisa fundamentou-se numa revisão bibliográfica e a abordagem analítica ampara-se nos aspectos qualitativos, discutida à luz do que os teóricos disseram. Deste estudo, foi possível reler o passado do ensino do Português e reconhecer as etapas por que passou. Refletir sobre isso, possibilitou compreender que houve avanços nesse ensino, principalmente no que se refere à superação do aspecto puramente gramatical para um mais voltados às práticas de linguagem. Avanços houve, mas muito, ainda, precisa ser feito para que o ensino alcance uma dimensão que considere a língua organismo vivo, dinâmico e social, longe das amarras perpetradas gramática normativa.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
José Rosa Souza, M., & Ferreira Gurgel Amaral, N. (2019). O Ensino da Língua Portuguesa – origens e relações. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15217