O ensino da língua portuguesa
origens e relações
Palavras-chave:
Língua portuguesa, Ensino, Gramática, Práticas linguísticas
Resumo
Este artigo trata do ensino da Língua Portuguesa no Brasil. Para isso, retoma criticamente as origens do idioma trazido pelos portugueses e expõe as relações do Português com outras línguas, sobretudo a partir das reformas implantadas por Marquês de Pombal, no século XVIII. Reflete o percurso político-ideológico a que o ensino esteve sujeito até o final do século XX, com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. Esta pesquisa fundamentou-se numa revisão bibliográfica e a abordagem analítica ampara-se nos aspectos qualitativos, discutida à luz do que os teóricos disseram. Deste estudo, foi possível reler o passado do ensino do Português e reconhecer as etapas por que passou. Refletir sobre isso, possibilitou compreender que houve avanços nesse ensino, principalmente no que se refere à superação do aspecto puramente gramatical para um mais voltados às práticas de linguagem. Avanços houve, mas muito, ainda, precisa ser feito para que o ensino alcance uma dimensão que considere a língua organismo vivo, dinâmico e social, longe das amarras perpetradas gramática normativa.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
José Rosa Souza, M., & Ferreira Gurgel Amaral, N. (2019). O ensino da língua portuguesa: origens e relações. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15217
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).