Leitura e enunciação
notas sobre a construção de sentidos
Palavras-chave:
Co-enunciação, Cena de leitura, Cena enunciativa, Leitura.
Resumo
As possíveis associações entre os estudos de natureza enunciativa e as manifestações discursivas do campo literário representam um produtiva estratégia para o resgate de sentidos projetados pelo texto, e a sistematização de dispositivos e instrumentos que se voltem a essa prática surge como necessidade. A partir do cenário apresentado, este estudo propõe como objetivo reconhecer como os conceitos de “cena de leitura” e “cena de enunciação” podem contribuir para a construção de sentidos. Baseando-se especificamente nas contribuições de Maingueneau (1996, 2008, 2010) acerca da leitura como co-enunciação e da cena enunciativa, esta análise apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica na análise de corpus representado por um conto de Vivina de Assis Viana e aponta para a decisiva colaboração que a co-enunciação e a interação de sujeitos exercem quando a temática em foco é uma leitura que privilegia a ampla recuperação de sentidos.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Oldoni, C., & Cesar de Freitas, E. (2019). Leitura e enunciação: notas sobre a construção de sentidos. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15219
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).