Leitura e enunciação

notas sobre a construção de sentidos

  • Cristiano Oldoni Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Co-enunciação, Cena de leitura, Cena enunciativa, Leitura.

Resumo

As possíveis associações entre os estudos de natureza enunciativa e as manifestações discursivas do campo literário representam um produtiva estratégia para o resgate de sentidos projetados pelo texto, e a sistematização de dispositivos e instrumentos que se voltem a essa prática surge como necessidade. A partir do cenário apresentado, este estudo propõe como objetivo reconhecer como os conceitos de “cena de leitura” e “cena de enunciação” podem contribuir para a construção de sentidos. Baseando-se especificamente nas contribuições de Maingueneau (1996, 2008, 2010) acerca da leitura como co-enunciação e da cena enunciativa, esta análise apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica na análise de corpus representado por um conto de Vivina de Assis Viana e aponta para a decisiva colaboração que a co-enunciação e a interação de sujeitos exercem quando a temática em foco é uma leitura que privilegia a ampla recuperação de sentidos.

Biografia do Autor

Cristiano Oldoni, Universidade de Passo Fundo
Doutorando em Letras (Leitura e Formação do Leitor) na Universidade de Passo Fundo, possui Mestrado em Letras (Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso) pela mesma Universidade; Especialista em Letras - Leitura, análise, produção e reescritura textual - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Possui graduação em Letras - Português/Espanhol e suas respectivas literaturas - pela URI e sua atuação está vinculada principalmente aos temas leitura, formação do leitor, multimodalidade discursiva, multiletramentos e análise do discurso.
Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo
Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); participante efetivo do GT ANPOLL- Linguagem, Enunciação e Trabalho. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experiência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Oldoni, C., & Cesar de Freitas, E. (2019). Leitura e enunciação: notas sobre a construção de sentidos. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15219