Oficina de escrita
uma proposta de aprendizagem cooperativa de produção textual
Palavras-chave:
Oficina de escrita, Didática da escrita, Produção de texto, Interacionismo sociodiscursivo, Aprendizagem cooperativa
Resumo
No presente artigo, realiza-se uma descrição crítica de experiência exitosa vivenciada com o ensino da produção de texto na Educação Básica com o objetivo de apresentar e analisar o funcionamento da metodologia de Oficina de Escrita como uma proposta didática de aprendizagem cooperativa. Constituída em fases de produção, leitura, reflexão e reconstrução textual, tal proposta é sustentada pelos princípios do Interacionismo Sociodiscursivo, que tomam a língua como atividade interacional de sujeitos sociais, voltados para determinadas finalidades. O estudo adota uma perspectiva qualitativa e finalidades explicativa e metodológica, esclarecendo o processo da oficina e suas interfaces com a aprendizagem cooperativa. As considerações finais vislumbram a Oficina de Escrita como uma alternativa didática capaz de auxiliar no processo de construção de autoria e na redução de deficiências de alunos na Educação Básica. Sela, assim, o compromisso de oferecer alguma contribuição no âmbito da didática da escrita.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Magaly Matias Brasileiro, A. (2019). Oficina de escrita: uma proposta de aprendizagem cooperativa de produção textual. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15220
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).