Letramento digital no Inaf

  • Carla Viana Coscarelli Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Palavras-chave: Letramento digital, Inaf, Habilidades

Resumo

Neste artigo analisamos dados do Inaf coletados em 2011. Verificamos o que esses dados nos revelam sobre o letramento digital e o uso de computadores da população brasileira nos últimos anos. Para isso, analisamos a matriz de habilidades do Inaf e apresentamos os níveis de alfabetismo funcional usados nele. Analisamos a frequência de uso do computador pelos informantes, o local onde ele tem sido usado, assim como as operações que costumam ser feitas nele. Os dados nos permitem concluir que o uso de computadores está aumentando, e que o computador tem sido mais usado em casa do que na escola e no trabalho. Esses dados indicam um poder democrático do computador, pois, as pessoas que têm acesso à internet, independentemente de gênero ou raça, realizam ações semelhantes. Esses dados nos mostram que a escola precisa repensar o uso de ferramentas digitais em suas práticas, incorporando-as a fim de contribuir para o letramento digital dos seus alunos.

Biografia do Autor

Carla Viana Coscarelli, Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Professora Titular da Faculdade de Letras da UFMG
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Viana Coscarelli, C. (2019). Letramento digital no Inaf. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15221