Estratégias de comunicação e tarefas orais no ensino e aprendizagem em LI

  • Giovana Marinho Ferreira Universidade de Brasília - UnB
  • Joara Martin Bergsleithner Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Estratégias de comunicação, Tarefas orais, Produção oral em LI

Resumo

Este estudo investigou o uso das estratégias de comunicação utilizadas por aprendizes ao desempenharem três tarefas orais em língua inglesa. O experimento foi conduzido com uma amostra de 27 aprendizes de inglês como L2/LE de uma universidade federal no Distrito Federal, Brasil. A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário, uma tarefa de diálogo, uma tarefa de descrição e uma tarefa de narração, sendo todas elas seguidas de uma retrospecção. Os resultados mostraram que os participantes de ambas as turmas utilizaram estratégias de todos os tipos adotados nesta pesquisa e que eles utilizaram mais estratégias na tarefa de diálogo. Além disso, os resultados revelaram também que existiu correlação estatisticamente significativa entre o uso das estratégias de pausa, repetição e entre todas as estratégias nas tarefas de diálogo e narração e, entre as tarefas de descrição e narração.

Biografia do Autor

Giovana Marinho Ferreira, Universidade de Brasília - UnB
Instituto de letras, Departamento de Línguas estrangeiras e tradução da Universidade de Brasília.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Marinho Ferreira, G., & Martin Bergsleithner, J. (2019). Estratégias de comunicação e tarefas orais no ensino e aprendizagem em LI. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15222