Estratégias de comunicação e tarefas orais no ensino e aprendizagem em LI
Palavras-chave:
Estratégias de comunicação, Tarefas orais, Produção oral em LI
Resumo
Este estudo investigou o uso das estratégias de comunicação utilizadas por aprendizes ao desempenharem três tarefas orais em língua inglesa. O experimento foi conduzido com uma amostra de 27 aprendizes de inglês como L2/LE de uma universidade federal no Distrito Federal, Brasil. A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário, uma tarefa de diálogo, uma tarefa de descrição e uma tarefa de narração, sendo todas elas seguidas de uma retrospecção. Os resultados mostraram que os participantes de ambas as turmas utilizaram estratégias de todos os tipos adotados nesta pesquisa e que eles utilizaram mais estratégias na tarefa de diálogo. Além disso, os resultados revelaram também que existiu correlação estatisticamente significativa entre o uso das estratégias de pausa, repetição e entre todas as estratégias nas tarefas de diálogo e narração e, entre as tarefas de descrição e narração.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Marinho Ferreira, G., & Martin Bergsleithner, J. (2019). Estratégias de comunicação e tarefas orais no ensino e aprendizagem em LI. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15222
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).