Literatura infantil e ensino
considerações sobre a dramaturgia de Oscar von Pfuhl
Palavras-chave:
Literatura infantojuvenil, Teatro, Moral, Consciência
Resumo
Oscar von Pfuhl escreveu peças teatrais voltadas para o público infantil, valorizando o imaginário da criança e as maravilhas do seu mundo de sonhos. Em sua poética, há o jogo com as palavras, o uso de recursos lúdicos diversos, mas há, também, um recorrente apelo à conscientização e moralização do seu leitor e espectador. Esse problema motivou essa pesquisa: como o autor articulou aspectos estéticos às reflexões políticas e sociais. Este trabalho tem como objetivos específicos discutir, de forma panorâmica, a emergência e o desenvolvimento da literatura infantojuvenil e suas relações com o teatro e o gênero fábula e investigar a estética, a forma e a estrutura de Jeremias, herói (1966) e como se depreendem a moral e a consciência nessa peça. Para reflexões sobre a literatura infantil, teatro e fábula neste estudo de natureza bibliográfica, valemo-nos dos estudos de Leonardo Arroyo (2011), Hênio Tavares (1981), Maria Antonieta Cunha (1985), Fúlvia Rosemberg (1985), Marco Camarotti (1984), Nelly Novaes Coelho (2002; 1984; 1976), dentre outros. Nossos estudos comprovaram que a composição do teatro de Pfuhl, com característica das fábulas, desencadeia também alguma moral, algum ensinamento para o leitor infantil, assumindo, portanto, uma tendência conscientizadora, sem deixar de valorizar a fantasia, o lúdico e os jogos com as palavras.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Pereira Oliva, O., & Andrade Souto, C. (2019). Literatura infantil e ensino: considerações sobre a dramaturgia de Oscar von Pfuhl. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15225
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).