Literatura infantil e ensino – considerações sobre a dramaturgia de Oscar von Pfuhl

  • Osmar Pereira Oliva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Cláudia Andrade Souto Unimontes

Resumo

Oscar von Pfuhl escreveu peças teatrais voltadas para o público infantil, valorizando o imaginário da criança e as maravilhas do seu mundo de sonhos. Em sua poética, há o jogo com as palavras, o uso de recursos lúdicos diversos, mas há, também, um recorrente apelo à conscientização e moralização do seu leitor e espectador. Esse problema motivou essa pesquisa: como o autor articulou aspectos estéticos às reflexões políticas e sociais. Este trabalho tem como objetivos específicos discutir, de forma panorâmica, a emergência e o desenvolvimento da literatura infantojuvenil e suas relações com o teatro e o gênero fábula e investigar a estética, a forma e a estrutura de Jeremias, herói (1966) e como se depreendem a moral e a consciência nessa peça. Para reflexões sobre a literatura infantil, teatro e fábula neste estudo de natureza bibliográfica, valemo-nos dos estudos de Leonardo Arroyo (2011), Hênio Tavares (1981), Maria Antonieta Cunha (1985), Fúlvia Rosemberg (1985), Marco Camarotti (1984), Nelly Novaes Coelho (2002; 1984; 1976), dentre outros. Nossos estudos comprovaram que a composição do teatro de Pfuhl, com característica das fábulas, desencadeia também alguma moral, algum ensinamento para o leitor infantil, assumindo, portanto, uma tendência conscientizadora, sem deixar de valorizar a fantasia, o lúdico e os jogos com as palavras.

Biografia do Autor

Osmar Pereira Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros
Departamento de Comunicação e Letras- Área: Estudos Literários
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Pereira Oliva, O., & Andrade Souto, C. (2019). Literatura infantil e ensino – considerações sobre a dramaturgia de Oscar von Pfuhl. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15225